Este domingo, dia 17 de novembro, às 18:30, acontece mais uma atividade integrada no programa das comemorações dos 500 anos do Foral de Payo de Pelle, atual Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha.
Trata-se do espetáculo de teatro “A Visitação?” que sobe ao palco da Escola EB 1 de Praia do Ribatejo (antiga C+S) pela Turma de Teatro da Formação Ocupacional de Seniores.
“Na Visitação o projeto foca-se na Ordem de Cristo e na sua ação no Castelo de Ozêzere, esse místico Castelo que se situava no Alto de Nª Sª. da Conceição como mais tarde foi designado. Este é o momento em que nos separamos daquilo que fomos construindo e o entregamos a vós. É a nossa homenagem e simultaneamente a perpetuação da História deste lugar!”, explica Maria Antónia, professora de história e uma das dinamizadoras do espetáculo em parceria com Rita Inácio.
A iniciativa é da Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo que definiu um ambicioso programa para comemorar os 500 anos do Foral Manuelino.
Do programa fizeram parte atividades como a encenação “Exaltação das Ordens” a 12 de outubro e as Jornadas de História Local a 26 de outubro.
A Feira Renascentista de Payo de Pelle, a decorrer nos dias 21 e 22 de dezembro, encerrará as comemorações dos 500 anos do Foral.
Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.