Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Escola D. Maria II volta a transformar-se na “Vila Saúde”

A “Vila Saúde” está de regresso ao Campus Escolar de Vila Nova da Barquinha esta sexta-feira, dia 28, e, à semelhança das duas edições anteriores, propõe um programa com atividades de manhã à noite que inclui exposições, concursos, feiras, rastreios, terapias, peddy-papers, demonstrações desportivas, palestras, ateliers e workshops.

- Publicidade -

A “Vila Saúde” abre as portas ao público às 08h30 com o concurso “Olimpíadas da História e da Geografia”, no auditório. O mesmo local recebe mais tarde as palestras “A Saúde das Árvores” e “Prazer de comer, prazer de viver”, com Nuno Queiroz Ribeiro. Nos restantes espaços da Escola Secundária D. Maria II estão previstas atividades paralelas até à hora de almoço (13h30).

Durante a manhã realizam-se o peddy-paper “Preservação da Natureza”, demonstrações desportivas (râguebi, andebol e artes marciais), ateliers de expressão livre, o concurso “Pancake Race”, palestras (Oral Project, “Nutrição e Prevenção da Obesidade”, com Luísa Afonso, e “Fadiga digital na área da visão” pela Opticália) e workshops (“A Informática na Saúde”, “Saúde Mental na Adolescência” e “Alimentação saudável” pela Liga Portuguesa contra o Cancro).

- Publicidade -

O programa da tarde propõe atividades entre as 14h30 e as 20h00, com novas sessões de ateliers de expressão livre e das palestras da “Oral Project” e “Nutrição e Prevenção da Obesidade”, a par de novas demonstrações de andebol e artes marciais. As novidades do auditório são as palestras “Ser Mais do que Aluno” e “Como ajudar os seus filhos nos estudos? Segredos para ser feliz na escola”, ambas com Renato Paiva. Às 16h30 tem início a caminhada “Vila Saúde” que leva a comunidade educativa num passeio pelo concelho.

Ao longo do dia os visitantes podem realizar rastreios e terapias, gratuitamente, visitar exposições e ter contacto com as diversas entidades públicas e privadas da região que marcam presença nesta iniciativa através de material informativo, demonstrações e feiras.

Os rastreios e terapias abrangem o índice de massa corporal, terapia da fala, acupuntura, higiene oral, reflexologia, fisioterapia, osteopatia, psicologia, glicémia, audição, shiatsu e visão. As exposições dão a conhecer “Cartazes Eco-Escola e Eco-Código”, “Problemáticas de Aprendizagem”, “Leituras Saudáveis”, “Quadros Redox” e a própria “Vila Saúde”.

 

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome