Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Dia do Concelho com entrega de condecorações

A 6 de novembro assinala-se, em Vila Nova da Barquinha, a criação do Concelho por decreto de 1836 assinado pela rainha D. Maria II. Este ano as festividades vão ser antecipadas para dia 3 de novembro, um sábado.

- Publicidade -

Ao mediotejo.net, o Presidente da Câmara, Fernando Freire, revelou que nesse dia vai realizar-se na vila um colóquio nacional de turismo militar. Está prevista também para a mesma data a entrega de condecorações a várias entidades do Concelho.

Conforme aprovado na Câmara e na Assembleia Municipal, vai ser atribuída a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata ao Clube Náutico Barquinhense, Centro Cultural e Desportivo Limeirense, Clube de Instrução e Recreios – Ex Tuna, Pára-Clube Nacional «Os Boinas Verdes», Instituto Politécnico de Tomar, Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, Associação Centro Integrado de Educação em Ciência e Tenente-General António José Maia de Mascarenhas.

- Publicidade -

Vila Nova da Barquinha foi elevada a sede de Concelho em 6 de Novembro de 1836, integrando a Freguesia de Barquinha e Tancos na sua jurisdição e herdando todos os seus privilégios ao mesmo tempo que era desanexada do Concelho de Atalaia.

Em junho de 1839, um alvará de D. Maria II elevou o lugar à categoria de Vila, com o nome de Vila Nova da Barquinha, passando a integrar três Freguesias que outrora tinham sido sedes de Concelho: Atalaia, Tancos e Paio de Pelle.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome