Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Deputados socialistas conheceram problemas e projetos do concelho

Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, António Gameiro, Idália Serrão e Hugo Costa estiveram em Vila Nova da Barquinha esta segunda-feira, dia 12, durante uma visita em que tomaram conhecimento dos principais problemas e investimentos municipais.

- Publicidade -

António Gameiro, Idália Serrão e Hugo Costa – deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém – percorreram o concelho esta segunda-feira numa visita guiada pelo presidente e vice-presidente da autarquia, Fernando Freire e Rui Constantino, durante a qual tomaram conhecimento de alguns projetos e problemas do município.

A tarde começou com a receção oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho em que os três deputados da Assembleia da República assinaram o Livro de Honra. Seguiu-se uma viagem pelas quatro freguesias com paragem na Loja do Cidadão e junto dos futuros Ninho de Empresas e Loja de Produtos Locais, ambos em desenvolvimento no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana.

- Publicidade -

A comitiva partiu pouco depois para o Cais d’El Rei, em Tancos, onde Fernando Freire mostrou os pontos que motivaram a necessidade de intervenção prevista na infraestrutura. Seguiu-se o Castelo de Almourol que, segundo o presidente da autarquia, será valorizado ao nível dos acessos e da oferta cultural com a criação de condições para a realização de eventos. A visita a este local foi, igualmente, motivada pela questão ambiental e o recente relatório da Comissão de Acompanhamento sobre Poluição, criada pelo Governo.

Os três deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santarém foram recebidos nos Paços do Concelho. Fotos: mediotejo.net

O itinerário incluiu a visita ao VEAE – Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar do Centro Integrado de Educação em Ciências, que envolve cerca de três centenas de alunos, e ao Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha. Os deputados também ficaram a conhecer os problemas relacionados com a Estrada Nacional 110, na Atalaia.

Vertentes e problemáticas do concelho conhecidas nesta que foi uma entre diversas visitas realizadas por António Gameiro, Idália Serrão e Hugo Costa na região. Segundo António Gameiro, a iniciativa foca o “acompanhamento das questões relacionadas com os fundos comunitários, com o PARU em especial, e a capacidade de investimento dos municípios nesta área”, destacando a proximidade das eleições autárquicas e o recente desbloqueamento dos apoios financeiros do Portugal 2020.

Nas suas declarações aos jornalistas, o deputado referiu que a escolha do concelho de Vila Nova da Barquinha se deveu “ao dinamismo que sentimos aqui à volta da reabilitação urbana”, constituindo um exemplo para os deputados conhecerem o que “está concretizado em termos de PARU, mas sobretudo o que está projetado para execução”.

O itinerário incluiu locais associados a investimentos e problemas do município. Fotos: mediotejo.net

António Gameiro referiu, igualmente, que a questão da poluição no rio Tejo está a ser lidada de “uma forma muito tranquila” por se tratarem de matérias pelas quais os deputados socialistas reivindicam “há muitos anos” e que “finalmente” estão a ser tratadas por um ministro que “meteu mãos à obra”. Além qualidade da água, o deputado destacou outras matérias que devem ser consideradas no futuro, como a salinização da água a sul, a navegabilidade do Tejo e a utilização do rio “para captação de recursos na área do turismo”.

A questão tem sido tema recorrente nas intervenções de Fernando Freire, presidente do município barquinhense, para quem a luta relacionada com a qualidade e as massas de água do rio Tejo e a preservação dos recursos endógenos tem sido “tenaz e difícil”. Segundo o autarca, os projetos visitados esta segunda-feira estão “garantidos em sede de fundos comunitários”, destacando que a escolha do seu município pelos deputados é comprovada pela aposta municipal numa regeneração urbana assente na valorização e conservação ao nível da habitação, do lazer, do conforto e da qualidade de vida.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome