Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | CPCJ inaugura sala de audição de crianças e jovens em encontro concelhio

A nova sala de audição de crianças e jovens da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova da Barquinha é inaugurada esta sexta-feira, dia 10, no âmbito do Encontro Concelhio da CPCJ que se realiza no Centro Cultural com o tema “Crianças e Jovens: Um Desafio…?”. O novo espaço vai funcionar neste equipamento municipal e, segundo Fernando Freire, contribui para minimizar os danos de uma temática “complexa”.

- Publicidade -

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha passa a acolher a nova sala de audição de crianças e jovens da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho a partir desta sexta-feira. O espaço vai funcionar numa sala autónoma e contígua à da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e, segundo Fernando Freire, contribuirá para que os menores se sintam num ambiente familiar e partilhem “alguns factos que o ambiente inquisitório não permitiria”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha refere que se trata de uma temática “complexa”, destacando as consequências do período “Troika e pós-Troika” refletidas nas famílias. Questionado se a criação desta sala reflete as necessidades do seu município, o autarca salientou a dimensão do concelho, que possibilita um maior conhecimento e acompanhamento dos casos existentes por parte dos técnicos, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

- Publicidade -

Os dados relativos a casos existentes a nível local e regional são conhecidos por Fernando Freire, que representa a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no Conselho Consultivo dos Tribunais, e destaca o trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de “minimizar os danos” e “preparar os cidadãos de amanhã”. Esta iniciativa complementa o trabalho desenvolvido no centro de acolhimento temporário gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha que, atualmente, recebe na Praia do Ribatejo 15 crianças abandonadas ou vítimas de maus tratos.

A inauguração da nova sala de audição de crianças e jovens da CPCJ está marcada para as 12h30 e integra o programa do Encontro Concelhio da CPCJ que se realiza no Centro Cultural, no mesmo dia, com o tema “Crianças e Jovens: Um Desafio…?”. O evento é dirigido a alunos, pais, encarregados de educação, docentes, técnicos e público em geral e tem início às 10h00 com a “Mesa de Abertura”.

Meia hora depois começa a primeira intervenção intitulada “Sou Jovem e…..”, por Luís Baptista Patrício e Leonor Santos, e às 11h30 a GNR Escola Segura falará sobre “Prevenção na Internet”. A tarde começa com o tema “Audição da Criança” (14h30), abordado por Alexandra Anciães, continua com a perspetiva de Maria de Fátima Duarte, da CNPDPCJ, sobre “Competências Parentais….um olhar atento” (15h45) e termina às 16h45 com a “Mesa de Encerramento”, pouco antes da atuação da Banda de Música dos Bombeiros de V. N. da Barquinha.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome