Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Concelho recebe I Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha recebe a primeira edição do Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, organizado pelo Fórum Ribatejo em parceria com o município. O evento está marcado para este sábado, dia 24 de junho, data em que se pretende gerar um momento de reflexão e partilha sobre diversas vertentes da identidade ribatejana.

- Publicidade -

O Fórum Ribatejo destaca, em comunicado, a necessidade de “uma análise social e cultural que permita perceber a sua matriz conceptual em volta da qual a ideia de Região se estruture e desenvolva”, envolvendo temáticas como “identidade, mitologia regional, trabalho, relações sociais e de género, saúde e alimentação”.

As linhas temáticas deste Encontro centram-se nas “mitologias ribatejanas; funcionalidades ontem e hoje, no “trabalho e as relações de género na cultura ribatejana”, nas “terapêuticas, saúde e condições alimentares” e nas “identidades culturais e variabilidades num contexto de contemporaneidade”.

- Publicidade -

A pergunta de partida “Quais as razões que sustentam, hoje, a manutenção de uma ideia de Ribatejo?” dará o mote para as apresentações de investigadores de diversas áreas e debate com o público-alvo que inclui profissionais das áreas da cultura e do social e a comunidade científica.

Os interessados podem inscrever-se através do e-mail gabriela.rodrigues@cm-vnbarquinha.pt e solicitar informações pelos números de telefone 249 720 358, 927 410 436 e 966 765 309.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome