Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Cirque Rouages encontrou-se com o Festival Street Food (C/VÍDEO)

Muitas acrobacias e uma grande demonstração de equilíbrio foi o que os franceses do Cirque Rouages proporcionaram aos olhos atentos de miúdos e graúdos, no Largo 1º de Dezembro, Vila Nova da Barquinha, no sábado, dia 13 de julho, através de um espetáculo enquadrado no projeto Caminhos da Água, o qual coincidiu com a realização da primeira edição do Festival Street Food, levado a cabo pelo município barquinhense.

- Publicidade -

Começando o espetáculo com uma forte interação com os presentes, pedindo-lhes que transportassem uma caixa de madeira, que escrevessem os seus nomes em bidões e que os enchessem, os artistas conseguiram desde logo envolver e cativar o público.

Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

A mistura dos movimentos tanto calmos como rápidos, consonante com o ambiente sonoro, levou a que os presentes prendessem a sua atenção nos dois artistas que efetuavam as mais diversas acrobacias socorrendo-se unicamente do seu porte físico e da ajuda de uma caixa de madeira. Parecendo, por vezes, desafiarem as leis da física, os acrobatas representaram uma jornada, de altos e baixos, de derrotas e conquistas, naquela que foi uma odisseia singular.

Presente na atuação esteve Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, que, em entrevista, afirmou que o projeto Caminhos é “essencial para o concelho porque permite alocar, com fundos comunitários, investimentos de qualidade em termos culturais, que não seriam possíveis se não fosse desta forma.”

Simultaneamente neste fim de semana, decorre o primeiro Festival Street Food em Vila Nova da Barquinha, o qual junta Food Trucks para todos os gostos, desde o Icon Pizza, Coal, Sabores no pão, Sir Strong – Medieval Food e o Merenda Portuguesa até ao mais refrescante Don Gelatto. Esta iniciativa municipal contou com animação musical, além da atuação de ontem do Cirque Rouages e do espetáculo dos Avanti Display, que decorre às 21h00 deste domingo.

Sobre este festival, o autarca revelou que este é “mais uma das maneiras de ter um parque de nove hectares que permite alguma diversidade de oferta cultural e também de novas variáveis como é a comida das lanchonetes, para os visitantes e para os residentes”.

Foto: mediotejo.net

Ainda enquadrado no Caminhos da Água, o Cirque Rouages tem mais uma atuação marcada para hoje, dia 14 de julho às 17h00, na zona ribeirinha de Constância. Mas o dia de domingo começou bem mais cedo, às 10h00, com a disponibilidade de um cinema insuflável para os mais novos, na Praia Fluvial Olhos d’Água, Alcanena, e que conta com sessões de hora a hora até às 18h00. Também para a parte da manhã, para as 11h00, estava marcada a estreia nacional dos Avanti Display, evento que decorreu na Praia da Bairrada, em Ferreira do Zêzere. À semelhança do Cirque Rouages, este grupo de teatro de origem britânica, também atua no Largo 1º de Dezembro, Vila Nova da Barquinha, às 21h00.

O Caminhos da Água tem continuação no próximo fim-de-semana, com eventos a decorrer nos municípios de Abrantes, Mação e Vila de Rei. Na sexta feira, dia 19 de julho, a Praça Barão da Batalha, em Abrantes, recebe o grupo de teatro espanhol Xa! Teatre, pelas 21h30. O grupo volta a apresentar o seu espetáculo no dia seguinte, às 19h00, no Largo do Mercado Municipal, em Vila de Rei.

O continente sul americano é representado no Caminhos da Água pelos Chimichurri, que levam o seu espetáculo humorístico e malabarista até ao Largo dos Combatentes, em Mação, no dia 19 às 21h30, e até à Praia Fluvial do Bostelim, em Vila de Rei, às 17h00 do dia seguinte.

O excêntrico Fausto Giori tem quatro atuações marcadas, todas em mação: duas no dia 20, às 17h00 na Praia Fluvial Ortiga e às 21h30 no Largo dos Combantes, e outras duas no dia 21, às 11h00 na Praia Fluvial Cardigos e às 17h00 na Praia Fluvial do Carvoeiro.

Os espanhóis Aimar & Cia apresentam o seu teatro uma única vez, na margem norte do Aquapolis, em Abrantes, às 11h00 do dia 21.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome