Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Câmara institui bilhete único para Castelo de Almourol e CITA

A partir de 1 de janeiro de 2019, visitar o Castelo de Almourol e o CITA – Centro de Interpretação Templário em Vila Nova da Barquinha vai custar quatro euros.

- Publicidade -

Através de um protocolo com o Exército Português, a Câmara Municipal aprovou na reunião do dia 12, instituir um bilhete único para visitar os dois espaços, que inclui a travessia de barco até à ilha de Almourol.

Até agora, o preço do bilhete da visita ao Castelo de Almourol, com viagem incluída, era de 2,5 euros. Com a inauguração, a 18 de novembro, do Centro de Interpretação Templário – Almourol, no 1° andar do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, e havendo uma estreita ligação entre os dois espaços, foi acordado com o Regimento de Engenharia n.º 1 definir um bilhete único.

- Publicidade -

O valor de quatro euros tem também em conta os investimentos superiores a 120 mil euros que estão a ser feitos na ilha de Almourol ao nível da melhoria das condições de acesso do público ao Castelo, requalificação do coberto vegetal da Ilha do Almourol, requalificação da margem direita e colocação de um palco para espetáculos dentro do Castelo.

O novo Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA) permite a afirmação da rota templária no território. Foto: DR

Na reunião de Câmara, o Presidente Fernando Freire realçou ainda o investimento no novo cais em Tancos e a colocação de outdoors na A1 e noutras estradas para promoção do Castelo de Almourol. Acresce um aumento das despesas, em termos de recursos humanos, para garantir a abertura do CITA em horário alargado.

Com a articulação entre o Castelo e o CITA e a definição de um bilhete único, o Município conta atrair mais turistas, apontando como objetivo alcançar os 100 mil visitantes por ano.

Apesar da atualização do preço dos bilhetes, continuam a vigorar preços especiais para grupos.

É a Junta de Freguesia de Tancos que garante o transporte de turistas da margem até à ilha, apesar de o monumento se situar na área territorial da Freguesia de Praia do Ribatejo.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome