- Publicidade -
Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

VN Barquinha | Câmara aprova contratos interadministrativos com Juntas de Freguesias

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou por unanimidade os contratos de execução e interadministrativos a celebrar com as Juntas de Freguesia de Vila Nova da Barquinha, Praia do Ribatejo, Atalaia e Tancos para 2022. Em causa está um apoio total de mais de 90 mil euros a distribuir pelas quatro freguesias, seguindo agora os acordos para deliberação por parte da Assembleia Municipal.

- Publicidade -

No caso da freguesia de Praia do Ribatejo, a autarquia vai transferir 15 mil euros para a Junta de Freguesia visando a construção e manutenção do Jardim das Limeiras, junto à Igreja desta localidade, esperando Fernando Freire, presidente da autarquia barquinhense, que este projeto já ambicionado há algum tempo possa ser iniciado em 2022.

Vão ainda ser transferidos 16 mil euros para a Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo referentes à limpeza de arruamentos da freguesia, exceto os da Rua de Santa Maria do Zêzere; da antiga EN358-1 (entre a ponte sobre o rio Zêzere e a localidade de Madeiras; EN3 – Castelo de Almourol; a EM 542 (entre Limeiras e Cafuz e entre Limeiras e Matos), e entre a Laranjeira e posto clínico das Limeiras, nos quais serão as equipas do próprio município a intervir, tendo em conta a extensão da freguesia de Praia do Ribatejo (é a maior freguesia do concelho barquinhense).

A Junta de Freguesia de Tancos vai ser apoiada em 3.600 euros. Foto de arquivo: mediotejo.net
- Publicidade -

No caso de Tancos, a sua Junta de Freguesia receberá 3.600 euros relativos à gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza urbana, gestão e manutenção de recintos escolares e colaboração da cobrança de recibos de água.

A requalificação do jardim de Vale da Loura vale a transferência de 15 mil euros para a Junta de Freguesia de Atalaia, bem como vão igualmente ser transferidos 14.250 € para o cumprimento das restantes obrigações referentes à gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza urbana, gestão e manutenção de recintos escolares.

- Publicidade -

Quanto à freguesia de Vila Nova da Barquinha, a qual necessita de adquirir uma máquina de limpeza (aspirador de rua), o município vai conceder uma comparticipação de 15 mil euros, tendo em conta que o mercado rondará perto dos 17 mil euros, conforme referiu em reunião o presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire.  

Esta freguesia vai ainda auferir de 14.600 euros relativos à gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza urbana, gestão e manutenção dos Jardins de Infância da Moita do Norte, de Vila Nova da Barquinha e da Escola do Cardal (Universidade Sénior), excetuando os seguintes espaços: Parque Ribeirinho, Zonas Verdes da Rua Capitão Salgueiro Maia, Rotunda das Geminações (junto à Estação da CP), Rotunda da Ponte da Pedra e Rotunda de Madone, Manutenção da Urbanização do Alto da Fonte, Bairro S. João de Deus, Jardins da Rua da Barca, Rua Marechal Carmona, Rua do Tejo, Largo Luís de Camões, Rua de Dissay, todas as zonas ajardinadas da Rua Cidade de Rio Maior e Arranjos Exteriores das Piscinas Municipais, jardins da Urbanização do Lagarito e zonas ajardinadas em frente à Escola D. Maria II.

Estas propostas, que preveem no total a transferência de 93.450 euros distribuídos pelo município entre as freguesias, foram aprovadas por unanimidade em reunião de Camara, pelo que seguem agora para deliberação por parte da Assembleia Municipal, a qual se realiza dia 28 de dezembro.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome