Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | “As possibilidades de uma paisagem”, uma exposição que faz pensar a nossa relação com a natureza

A Galeria do Parque, em Vila Nova da Barquinha, tem patente até 30 de janeiro de 2021 a exposição “As possibilidades de uma paisagem”, da artista Catarina Leitão. A inauguração da mostra decorreu na sexta-feira, no âmbito do 184.º aniversário do concelho. O mediotejo.net foi conhecer o trabalho desta artista lisboeta.

- Publicidade -

“As possibilidades de uma paisagem” é uma exposição da autoria da lisboeta Catarina Leitão, que pela primeira vez mostra a sua arte ao público barquinhense, na Galeria do Parque.

Desde a tinta acrílica às aguarelas, da madeira ao alumínio, a artista expõe as diversas possibilidades de uma paisagem, através da sua transformação em artificial daquilo que é natural, quer com os seus desenhos onde estão espelhadas “falsas imagens científicas de montanhas inexistentes” quer com as esculturas onde são usados materiais e técnicas industrias para “compor coleções de falsos elementos naturais”, como ramos.

- Publicidade -

Catarina Leitão, autora da exposição “As possibilidades de uma paisagem”. Foto: mediotejo.net

Em declarações ao mediotejo.net após a inauguração da exposição, inserida no âmbito dos 184 anos de elevação de Vila Nova da Barquinha a concelho, Catarina Leitão revela-nos que este é um trabalho que já tem vindo a desenvolver “há muitos anos” e que pretende, no essencial “fazer pensar sobre a nossa relação com a natureza e pensarmos o que é que é o natural e se há mesmo a divisão entre o natural e o artificial”.

Comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, esta exposição que vai estar patente ao público, com entrada gratuita, até 30 de janeiro de 2021, mediante o cumprimento das normas de prevenção à covid-19 emanadas pelas autoridades de saúde.

João Pinharanda, Catarina Leitão, Marina Honório e Fernando Freire, na inauguração da exposição. Foto: mediotejo.net

A exposição, patente na Galeria do Parque (inserida no edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha), pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 11h00 e as 13h00 e das 15h00 às 18h00, e aos sábados, das 15h00 às 19h00.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome