Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Arte urbana, dança moderna e os sons da tradição marcam VOLver em outubro

Numa simbiose entre o que há de mais moderno e as tradições mais enraizadas, o VOLver – programação cultural em rede, traz no mês de outubro as artes visuais, a dança e os sons do Ribatejo até Vila Nova da Barquinha. Todas as iniciativas são de entrada gratuita, mas carecem de reserva de lugares.

- Publicidade -

2 de outubro

• MÚSICA E TRADIÇÕES MULTICOLOR

- Publicidade -

Retratar a música e as tradições folclóricas da região com uma linguagem pop, moderna e colorida, através da arte urbana. O ilustrador Maike Bispo apresenta este seu projeto que além de um mural terá desdobramento noutros materiais promocionais com o objetivo de apoiar a comunidade local e o turismo da região.

Maike Bispo. Imagem: Divulgação VOLver

Em entrevista ao mediotejo.net, em julho deste ano, o artista especialista em artes visuais admitia já ter-se deixado encantar pelos grupos folclóricos quando chegou à terra das artes, afirmando que gostaria de “registar e fazer uma exposição, um livro e ilustrações, porque muitos desses grupos desaparecem, as pessoas são velhinhas, morrem e não há nenhum registo”.

Do sonho à realidade, o projeto “Música e tradições multicolor” está hoje inserido no VOLver e vai ser apresentado no dia 2 de outubro pelas 14h30 no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, mas o projeto vai estar em exibição até dia 6 de novembro.

• ETRIX / ADMU CIR

Num dia dedicado à arte urbana, também a 2 de outubro a ETRIX/ADMU do Clube de Instrução e Recreio (CIR) ex-Tuna da Moita do Norte vai levar a palco na Praça da República uma atuação de dança urbana e moderna. Esta academia conta com crianças a partir dos seis anos que prometem mostrar em 30 minutos os seus passos mais impressionantes. O evento está marcado para as 18h00.

ETRIX ADMU CIR. Imagem: Divulgação VOLver

16 de outubro

• OS ALMONDA

Do sonho nasceu o projeto “Almonda de Saudade”, um grupo de artistas da região que pretendem elevar o património cultural ribatejano, com especial enfoque para o rio Almonda (em Torres Novas), as suas gentes e tradições. Com vozes como a de Nuno Barroso, o grupo sobe a palco na Praça da República pelas 21h30 para uma viagem pelos sons da região a partir das 21h30.

Os Almonda. Imagem: Divulgação VOLver

Para as iniciativas referidas – todas de entrada gratuita – é necessário reserva de lugar, através do email reservas@cm-vnbarquinha.pt ou dos contactos 249 720 358, 962 722 668, 927 410 436. O levantamento dos bilhetes é feito no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Até dezembro, o programa cultural VOLver vai ter diversas iniciativas a decorrer nos concelhos de Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de promover a qualificação e valorização do tecido cultural e artístico do Médio Tejo.

Cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, este programa pretende ainda fomentar a itinerância dos espetáculos e manifestações artísticas através de uma programação cultural em rede.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome