Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Alunos recebem computadores no âmbito do programa “Escola Digital”

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha procedeu à entrega de 19 computadores no âmbito do programa Escola Digital, do Ministério da Educação. Numa primeira fase, foi dada prioridade aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar do ensino secundário, a quem foi entregue um kit composto por um computador portátil, acesso à internet e acessórios.

- Publicidade -

- Publicidade -

Com o propósito de atingir a meta da “universalização da escola digital”, o Ministério da Educação avançou no início do ano letivo 2020/2021 com o programa Escola Digital, uma iniciativa inserida no Plano de Ação para a Transição Digital e que dispõe de uma dotação orçamental de 400 milhões de euros, destinados a digitalizar o ensino e as escolas.

Neste âmbito, foram adquiridos numa primeira fase 100 mil computadores a serem distribuídos nas escolas portuguesas, que são posteriormente cedidos a título de empréstimo a alunos. Numa primeira fase, foi dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A que frequentam o ensino secundário, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.

- Publicidade -

Nesta linha, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha procedeu já à entrega de 19 kits de computador e conetividade onde, além de um computador portátil, vêm também uma mochila, auscultadores com microfone, um hotspot e um cartão SIM para ligação à rede móvel a partir de qualquer ponto do país.

Marina Honório, vereadora da CM VNB e Paulo Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha, na distribuição dos 19 computadores aos alunos do escalão A do ensino secundário. Foto: Agrupamento de Escolas VN Barquinha

Áudio | Marina Honório, vereadora da CM VN Barquinha, fala em reunião de Câmara sobre computadores distribuídos no Agrupamento de Escolas:

Elucida o Município de Vila Nova da Barquinha que a Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA) que, por sua vez, “ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos na qualidade de comodatários”. Significa isto que os equipamentos são cedidos a título de empréstimo, tendo os encarregados de educação e assinar um Auto de Entrega e responsabilização pela manutenção do equipamento.

Além destes equipamentos cedidos no âmbito do programa Escola Digital, a autarquia refere disponibilidade de computadores resultantes de uma aquisição ao nível da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em abril deste ano, no âmbito do encerramento das escolas devido à Covid-19, bem como disponibilidade de equipamentos existentes no próprio Agrupamento. Meios que serão disponibilizados aos alunos caso venha a ser necessário. Para já, as escolas vão continuar abertas, no âmbito do novo confinamento anunciado na quarta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome