Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | Ação “Vamos Limpar a Nossa Freguesia” juntou cerca de 50 voluntários

Os números impressionam e dão uma ideia do lixo que se acumula na via pública por falta de consciência cívica dos cidadãos. Em Vila Nova da Barquinha, durante a manhã do dia 20 de outubro, um grupo a rondar os 50 voluntários recolheu cerca de 150 sacos (50 litros) de lixo.

- Publicidade -

A iniciativa «Vamos Limpar a Nossa Freguesia» foi levada a cabo pela Assembleia e Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, projeto Eco-Escolas.

A ação centrou-se sobretudo na malha urbana, sem descurar contudo as principais entradas rodoviárias à freguesia, de onde foram recolhidas as maiores quantidades de resíduos.

- Publicidade -

Segundo a Junta de Freguesia, de entre os resíduos recolhidos, destacam-se os plásticos, o papel e o vidro, com as maiores quantidades a incidirem nas garrafas plásticas de água e iogurtes líquidos, maços de cigarros, raspadinhas e folhetos publicitários e garrafas de vidro de sumos e cerveja, sem esquecer as fraldas usadas e os toalhetes.

Para a Autarquia, “muito do lixo encontrado é lançado para a via pública através das janelas dos automóveis”.

A iniciativa terminou com um almoço que juntou todos os voluntários na escola D. Maria II.

Parte do lixo recolhido. Foto: JF VN Barquinha

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome