Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | “À mesa com azeite” está de volta e este ano com visitas guiadas

A mostra gastronómica que coloca em cima da mesa um dos produtos mais característicos da região, o azeite, está de regresso a Vila Nova da Barquinha. Até dia 5 de dezembro, são nove os restaurantes onde vai poder degustar este ingrediente essencial em qualquer prato, numa iniciativa que comemora 21 edições e traz consigo uma novidade.

- Publicidade -

É já o 21.º ano consecutivo que o azeite é posto à mesa em Vila Nova da Barquinha. Há séculos presente na paisagem da região, com as oliveiras e os seus frutos negros a fazerem parte, inclusive, da heráldica do município barquinhense, o azeite é um produto de relevante importância para a economia local.

E com o intuito de promover este produto local, e simultaneamente em jeito de homenagem, o Município da Barquinha promove durante um mês, de 6 de novembro a 5 de dezembro, a mostra gastronómica “À mesa com azeite”.

- Publicidade -

“A iniciativa tem como objetivo diversificar a oferta turística, como complemento de visitação aos muitos atrativos, homenageando em simultâneo este ingrediente emblemático na história do concelho, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares”, refere a autarquia barquinhense em comunicado enviado ao mediotejo.net.

Este ano, a mostra conta com a participação de nove restaurantes, nos quais é possível degustar o azeite como entrada ou incorporado em pratos como petingas no forno, polvo à lagareiro ou sopa de couve. Com pratos diferentes mas com um denominador comum, as diferentes iguarias podem ser apreciadas nos restaurantes Almourol, A Carroça, Café Estrela, O Remo, Ribeirinho, Sabores do Parque, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade. (Pode encontrar mais informações sobre os restaurantes AQUI).

Mas não só. Este ano há uma novidade: a possibilidade de fazer visitas guiadas ao Lagar do Casalinho, na freguesia de Praia do Ribatejo. As mesmas podem ser agendadas pelo telefone 919 929 393.

Cartaz: CM VNB

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome