Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Trabalho em rede em debate nos Encontros Documentais de 2020

A Rede Concelhia de Bibliotecas de Vila de Rei vai desenvolver a próxima edição da ação de capacitação e debate “Encontros Documentais” no dia 19 de fevereiro, na Biblioteca Municipal. O tema deste ano incide sobre “Bibliotecas, Arquivos e Museus: Redes”.

- Publicidade -

Segundo a organização, a iniciativa, que se encontra em processo de acreditação pelo CCPFC, pretende reunir profissionais das áreas de Arquivos, Museus e Bibliotecas, proporcionando o debate de temas e problemáticas vocacionadas com a sua relação com a comunidade, incluindo oficinas temáticas e formação modelar de cariz mais prático.

Os “Encontros Documentais” são uma ação que pretende tratar e debater temas pertinentes e atuais que dizem respeito às áreas das Bibliotecas, museus e arquivos, convidando técnicos, especialistas, académicos e outros peritos para integrarem painéis de debate e apresentação de projetos, entre outros.

- Publicidade -

A iniciativa vai voltar a contar com um painel de diversos nomes reconhecidos da área, que irão abordar e debater importantes assuntos da relação entre os serviços de Biblioteca, Arquivo, Museus e os cidadãos.

Nos painéis estão confirmadas as presenças de Manuela Carvalho, Deolinda Campos e Lucília Santos (Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude – Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande) com o tema ‘Bibliotecas em Rede – Terras de Monsalude’, Ana Sofia Marçal e Joana M. Lopes (Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes – Sertã) com o tema ‘Leitores do Património: Projeto de Investigação Social e Educativo’, Jorge Janeiro (Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora) a apresentar a temática ‘Proteger o que é nosso!: A Estratégia de Salvaguarda dos Arquivos Locais da RAA-DE’ e Dina Ramos (docente na Universidade de Aveiro, Investigadora da GOVCOPP e Coordenadora do Projeto Gândara TourSensations) com ‘Como criar Sinergias entre museus de base local)’.

As oficinas temáticas estarão a cargo de Luís Batista (docente no Agrupamento de Escolas de Vila de Rei) – ‘As potencialidades multimédias de um smartphone II – som e vídeo’ – e de Pedro Rafael Gomes (Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares) – ‘Ser colaborativo, ser cidadão ativo’.

Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição no separador ‘Cultura’ em http://servicosonline.cm-viladerei.pt/servicosonline/ até ao dia 12 de fevereiro. De referir que esta iniciativa tem certificação enquanto Ação de Curta Duração (7 horas) para professores ou Formação Creditada pelo CCPFC (12 horas).

Mais informações junto da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires através do telefone 274 890 000 ou do email biblioteca@cm-viladerei.pt.

O programa completo do evento pode ser consultado aqui.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome