Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Vila de Rei | Tomada de posse dos eleitos da Câmara e Assembleia Municipal na terça-feira

Tem lugar esta terça-feira, dia 12 de outubro, pelas 10h00, a instalação dos órgãos autárquicos de Vila de Rei, a decorrer no Auditório Municipal, no edifício dos Paços do Concelho. Tomarão posse os eleitos da Câmara Municipal e os eleitos da Assembleia Municipal de Vila de Rei, conforme os resultados do recente ato eleitoral de 26 de setembro.

- Publicidade -

De referir que tomará posse Ricardo Aires (PSD), reeleito presidente da Câmara de Vila de Rei nas eleições autárquicas do dia 26 de setembro, tendo reforçado a maioria absoluta com 61,26% dos votos.

O PSD volta a ter quatro eleitos no executivo camarário, enquanto o PS elegeu um vereador, mantendo-se a mesma representação de 2017.

- Publicidade -

O executivo municipal de maioria social democrata irá contar com nova cara, uma vez que o vereador Jorge Tavares não integrou a lista de candidatos. De acordo com a lista, deverá entrar uma mulher para o lugar, Rosa Martins, que ocupa o nº3. Tem 46 anos, é contabilista e juntar-se-á a Paulo César Luís, 40 anos, técnico superior e atual vice-presidente da autarquia, e a Bruno Dias Fernandes, empresário de 41 anos e atual vereador, eleito em 2017 – altura em que o PSD conquistou três lugares na vereação.

Os socialistas mantêm um lugar no executivo, com Luís Santos, 60 anos, professor, a ser reeleito.

As freguesias voltam ser lideradas também pelo PSD, havendo apenas mudança em São João do Peso, que em plenário elegeu Rita Cavalheiro, sucedendo à mãe, Rosário Cavalheiro, que esgotou os mandatos permitidos por lei.

À Câmara Municipal, o PSD conseguiu alcançar os 1213 votos (61,26%), enquanto que o PS obteve 534 votos (26,97%). Também a CDU (PCP-PEV) concorreu nestas eleições, tendo conseguido 109 votos (5,51%), insuficiente para conseguir representação na autarquia. A abstenção foi de 28,05%.

Na Assembleia Municipal de Vila de Rei mantém-se como presidente Paulo Brito (PSD), com o PSD a conseguir uma representação de 10 mandatos (59,75%/1183 votos) e o PS a conseguir 5 mandatos (29,85%/591 votos). A CDU conseguiu 100 votos (5,05%), insuficiente para obter representação no órgão deliberativo. Nos resultados da Assembleia Municipal contaram-se ainda 45 votos em branco e 61 votos nulos.

Nas freguesias o PSD manteve a hegemonia, fazendo novamente o trio completo. Sérgio Francisco (PSD) foi reeleito a presidente da Assembleia de Freguesia de Vila de Rei com 804 votos (52,79%), com os social democratas a atingirem 5 mandatos. O PS obteve 598 votos (39,26%), elegendo 4 mandatos. A CDU ficou pelos 41 votos (2,69%), não tendo alcançado representação.

Na Fundada, mantém-se também como presidente de Junta, Manuel Mendes, que alcançou 199 votos (52,79%), garantindo ao PSD 4 mandatos. Aqui, o PS obteve 116 votos (30,77%) e 2 mandatos e a CDU, com 44 votos (11,67%), conseguiu eleger um mandato na freguesia.

Em S. João do Peso, a eleição voltou a decorrer de forma diferente, por ser a freguesia de Portugal Continental com menos cidadãos recenseados (menos de 150), o que obriga a decisão num plenário de cidadãos. Este ano com uma única candidata a ser eleita presidente de junta – apoiada pelo PSD, Rita Cavalheiro sucede agora à mãe, Rosário Cavalheiro, que atingiu o limite de mandatos e fecha agora um ciclo.

À Mesa de Plenário preside agora Rosário Cavalheiro – a quem Rita deu posse após votação, e antes da eleição da junta de freguesia. 

NOTÍCIA RELACIONADA:

Vila de Rei | Ricardo Aires é reeleito presidente da Câmara e PSD reforça maioria absoluta

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome