Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Surto de covid-19 afeta 58 pessoas no centro de dia da Fundada

No espaço de uma semana surgem dois surtos de covid-19 no concelho de Vila de Rei em contexto de lar de idosos. Depois de ter sido detetado surto no Centro de Acolhimento de São João do Peso, eis que surgem 58 infetados no Centro de Dia Família Dias Cardoso, na Fundada. Trata-se de 42 utentes e 16 funcionários que testaram positivo à doença, encontrando-se assintomáticos. Outros onze utentes testaram negativo à covid-19, estando por isso em isolamento.

- Publicidade -

- Publicidade -

Face ao acontecimento, a Comissão Municipal de Proteção Civil optou por encerrar o Mercado da Fundada e suspender o Transporte da Comunidade no percurso Fundada-Vila de Rei, enquanto medidas preventivas.

Recorde-se que todos os utentes e funcionários do Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’ receberam a primeira dose da vacina, pelo que “se espera que se possa traduzir em algum grau de proteção adicional”.

- Publicidade -

Segundo informação confirmada pelo Município de Vila de Rei, “os contactos já identificados das pessoas infetadas encontram-se também já em isolamento de forma a evitar a disseminação da doença” e “as entidades competentes continuam a rastrear todos os possíveis contactos de forma a estes poderem ser também isolados e devidamente testados”.

Mais informa a autarquia que “o Plano de Emergência da instituição foi já ativado, em estreita articulação com a Direção Geral de Saúde e com o apoio da Proteção Civil e do Município de Vila de Rei, pelo que serão tomadas todas as devidas medidas para impedir a continuidade da propagação do vírus no Centro de Dia e na comunidade”.

Por sua vez, Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal vilarregense, volta a apelar à comunidade para tomar as devidas precauções e cumprir com as medidas emanadas pelo Governo e autoridades de saúde. “Mais do que nunca, redobremos os nossos cuidados para que possamos evitar a propagação do vírus. Fique em casa! Mantenha todos os cuidados de etiqueta respiratória e de isolamento social. A covid-19 não atinge apenas os outros e temos que evitar ao máximo a sua disseminação”, afirma o edil.

O Município de Vila de Rei lembra ainda que tem ao dispor da comunidade serviço de apoio psicológico a todas as pessoas, bastando contactar para marcação o número 912 514 347.

Também os serviços de Ação Social do Município e o CLDS 4G, através da unidade móvel Esperança Porta-a-Porta, se encontram a assegurar os serviços de entrega de alimentos e/ou medicamentos e outros bens essenciais a todos os cidadãos que se encontrem em situação de isolamento ou infetados pelo vírus do Sars-Cov-2.

Com este segundo surto contabilizam-se, ao dia de hoje, 74 casos positivos no concelho de Vila de Rei.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome