Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Vila de Rei | Secretária de Estado marcou presença no “Fórum da Deficiência”

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, recebeu nos dias 25 e 26 de maio a sétima ação do ciclo de formação, capacitação e debate crítico “Fórum: Cidadania e Desenvolvimento”, com a realização do Fórum da Deficiência.

- Publicidade -

Organizado pela Fundação João e Fernanda Garcia, em parceria com a equipa do CLDS 3G de Vila de Rei e a Câmara Municipal, o Fórum da Deficiência voltou a contar com um painel de especialistas nas matérias abordadas, com especial destaque para a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Ao longo dos dois dias de trabalhos foram abordadas temáticas como “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Desafios para a Intervenção Social”, “Autonomia e Autodeterminação na Deficiência”, “Hiperatividade e Dificuldades de Atenção”. “Envelhecimento em Indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”, “Empowerment”, “Necessidades Educativas Especiais”, “Benefícios da Equitação Terapêutica”, “Cursos e Saídas Profissionais – Apoios e Colocação em Contexto de Trabalho”, “Transição para a Vida Adulta” e “Associação Pais em Rede – Uma nova Atitude”.

- Publicidade -

O presidente da autarquia de Vila de Rei, Ricardo Aires, marcou presença na sessão de abertura do Fórum, onde afirmou que “o município de Vila de Rei tem, ao longo dos últimos anos, atribuído uma grande importância à área social e, em particular, ao apoio prestado aos cidadãos portadores de deficiência. Este Fórum vem permitir uma essencial troca de ideias e saberes com importantes nomes nacionais desta área, contribuindo para que as pessoas e os serviços ganhem novos conhecimentos e saberes”, destacou.

Ricardo Aires aproveitou a oportunidade e a presença da secretária de Estado para “solicitar que possa fazer pressão junto do Ministério da Saúde para que a Unidade de Cuidados Continuados de Saúde Mental seja uma realidade a curto prazo” no concelho, tendo lembrado que Vila de Rei havia sido “referenciado pelo anterior Governo para receber esta infraestrutura.”

As sessões deste Ciclo de Fóruns abordam temáticas de relevância e interesse para a ação dos serviços técnicos, das instituições da região e das autarquias locais, estando igualmente abertas à participação do público em geral.

O Ciclo de Fóruns continuará a decorrer com a realização Fórum da Justiça, a 22 e 23 de junho, Fórum do Turismo, a 20 e 21 de julho e Fórum Social, a 1 e 2 de agosto.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here