Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Vila de Rei | Ricardo Aires (PSD) apela à união pelo progresso do concelho em tomada de posse

O Auditório Municipal, no edifício dos Paços do Concelho de Vila de Rei, acolheu a cerimónia de tomada de posse dos eleitos da Câmara e Assembleia Municipal, que decorreu na manhã de 12 de outubro. Neste dia, Ricardo Aires manifestou ser com emoção que toma posse para continuar a liderar os destinos do concelho, com o desígnio de continuar a fazer valer o voto de confiança dado pelo eleitorado com trabalho e obra feita. Ainda assim, confidenciou nessa manhã, à margem da cerimónia, ter tido uma notícia agridoce: teve conhecimento que o município irá perder 400 mil euros (8%) de transferências do Governo previstas no Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), mediante a proposta de Orçamento de Estado, algo que faz muita mossa ‘na carteira’ deste pequeno município do interior do país, para o qual todas as receitas contam.

- Publicidade -

Numa cerimónia presidida pelo presidente da Assembleia Municipal, Paulo Brito, também reeleito nas últimas eleições, o autarca Ricardo Aires (PSD) tomou posse para o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara de Vila de Rei.

Na ocasião, perante um conjunto de convidados e representantes de entidades e instituições locais, bem como de representantes políticos, caso da deputada do PSD eleita pelo círculo de Castelo Branco, Cláudia André, o presidente de Câmara disse tratar-se da “oportunidade para celebrar a força do poder local como principal elo democrático da proximidade entre os eleitos e os eleitores”, dirigindo palavras aos vilarregenses que participaram no ato eleitoral do dia 26 de setembro, e agradecendo o voto de confiança dado ao executivo reeleito.

- Publicidade -

“Serei o presidente da Câmara de todos os vilarregenses”, afirmou, tecendo palavras de agradecimento aos membros cessantes do executivo municipal e da Assembleia Municipal que “deram o seu melhor em prol de Vila de Rei, pelo que creio que todos saem com sensação de dever cumprido”.

O novo executivo camarário eleito para 2021-2025. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei:

No seu discurso, Ricardo Aires deixou claras as intenções e desafios para os próximos quatro anos.

“Seremos intransigentes na defesa do nosso concelho e os objetivos prioritários passam por continuar a criar as condições para reforçar a competitividade económica do nosso tecido empresarial, a captação de novas empresas, o apoio social e educativo, bem como tornar-nos uma referência como comunidade de inclusão, em que as pessoas contam verdadeiramente. Tenho consciência que nenhum dos objetivos frutifica sem a envolvência de todos. Assim, convido todos os empresários, comerciantes e coletividades a participarem connosco na promoção e desenvolvimento do nosso concelho”, enumerou.

“Enquanto parceiro estratégico, a todos garanto o apoio da Câmara Municipal, na medida em que só em conjunto podemos ter sucesso neste objetivo, de modo a permitir a criação de mais emprego, a fixação dos nossos jovens e o crescimento harmonioso do nosso concelho”, prosseguiu, frisando que dada “a existência de uma conjuntura de alguma insegurança, tomaremos as medidas necessárias para combater a pobreza e a exclusão, através do apoio às famílias e aos munícipes que possam encontrar-se temporariamente em situação de carência económica”.

Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei. Foto: mediotejo.net

O autarca disse ainda que irá a estratégia municipal continuar a focar-se no apoio à população, com apoios aos alunos nos seus percursos escolares, e apoio em iniciativas ativas de emprego para jovens.

Também as políticas de apoio aos mais idosos não serão descuradas. “Serei um autêntico provedor dos seus interesses, reforçando os meios existentes de apoio social e fomentando novas respostas”, comprometeu-se o autarca.

Também a floresta e o território fazem parte do projeto para o quadriénio, “considerando os mecanismos criados para a implementação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, a nossa floresta voltará a ter uma atenção especial com a aposta da transformação da paisagem atualmente existente, promovendo a sua diversificação”.

“Em ligação estreita com um dos pilares fundamentais do poder local, as juntas de freguesia, pretendemos promover a requalificação das nossas aldeias, nomeadamente a valorização dos espaços públicos, a implementação de medidas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental, bem como melhorar as condições de saneamento básico e de abastecimento de água. Continuaremos a ser entidade gestora da água e do saneamento no concelho”, descansou Ricardo Aires a comunidade.

O Município pretende ainda continuar a apoiar as coletividades, as instituições, os grupos desportivos, culturais e associações, que poderão contar com “apoio incondicional por o Município ter consciência do seu esforço e dedicação para se manterem em atividade e da importância que têm para a comunidade e para o concelho”.

Na agenda municipal continuarão também a estar iniciativas “que contribuam para a  vitalidade, na área social ou nas áreas cultural, desportiva ou recreativa”.

Foto: mediotejo.net

Por fim, Ricardo Aires deixou agradecimento aos funcionários e colaboradores da autarquia, pois “o sucesso dos projetos também depende do vosso empenho e dedicação”. Mas houve uma palavra de especial de agradecimento à família, “pelo apoio incondicional, cooperação e tolerância manifestados”.

O edil social democrata terminou a sua intervenção realçando que “por Vila de Rei, a nossa terra, vou dar o meu melhor, para estar à altura da confiança e do caminho escolhido pelos vilarregenses”.

“Da minha parte podem contar com um único compromisso: trabalho, trabalho e trabalho. Para exceder as expectativas dos nossos munícipes e das organizações da sociedade civil em diferentes áreas como o turismo, ação social, saúde, cultura, desporto, educação, ambiente, floresta e proteção civil, preservação do nosso património para uma melhor e maior cidadania (…) Pelo concelho de Vila de Rei: ontem, hoje e sempre, disse o autarca, referindo ser um privilégio servir a comunidade do concelho”, concluiu.

Foto: mediotejo.net

Já o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Brito, aproveitou para saudar “todos os candidatos eleitos e, igualmente, todas as pessoas que, ao longo dos últimos quatro anos, estiveram em funções, contribuindo e dando o seu melhor em prol de Vila de Rei e dos vilarregenses”.

O presidente da mesa de Assembleia comprometeu-se a dar aquilo tem e o seu melhor “pelo bem de Vila de Rei” numa “perspetiva de crescimento do município”.

ÁUDIO | Paulo Brito, presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei:

Paulo Brito disse que a qualidade de vida em Vila de Rei é já “bastante considerável”, mas “temos agora desafios e oportunidades grandes para o futuro”, afirmou, aludindo a “projetos estruturantes para o município e que serão a base de todo o trabalho no sentido de criarmos consistência”, no que toca à valorização do território, à descarbonização, questões relacionadas com a biomassa e a biorrefinaria, o turismo, todas “áreas de aposta do município para o futuro e em que a Assembleia Municipal também irá estar envolvida e empenhada em construir em conjunto”.

“Mãos à obra, vamos ao trabalho. Obrigado a todos!”, terminou.

A mesa de Assembleia Municipal, onde o presidente Paulo Brito contará com Carla Sarmento e Susana Lousa enquanto secretárias. Foto: mediotejo.net

Na sessão foi ainda eleita a mesa de Assembleia Municipal presidida por Paulo Brito, e que contará com Carla Sarmento e Susana Lousa enquanto secretárias, tendo sido a única lista apresentada pelo PSD levada a votação. Foi eleita a mesa com 13 votos a favor e 2 votos brancos.

FOTOGALERIA

LISTA DE ELEITOS QUE TOMARAM POSSE

Câmara Municipal:

Ricardo Aires (PSD)
Paulo César Luís (PSD)
Luís Santos (PS)
Rosa Martins (PSD)
Bruno Fernandes (PSD)

Assembleia Municipal:

Paulo Brito (PSD)
Carla Sarmento (PSD)
António Domingos (PS)
Carlos Nunes (PSD)
Hélder Antunes (PSD)
Diana Lucas (PS)
Susana Lousa (PSD)
João Bernardino (PSD)
Luís Miguel Jerónimo (PS)
Miguel Silva (PSD)
Maria do Rosário Cavalheiro (PSD)
Ana Sofia Pires (PS)
Nuno Nunes (PSD)
Paula Dôro (PSD)
Carlos Araújo (PS)

Freguesias:

Junta de Freguesia de Vila de Rei – Sérgio Francisco (PSD)
Junta de Freguesia de Fundada – Manuel Mendes (PSD)
Junta de Freguesia de São João do Peso – Rita Cavalheiro (PSD)

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome