Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Vila de Rei | Ricardo Aires é reeleito presidente da Câmara e PSD reforça maioria absoluta

Ricardo Aires (PSD) foi reeleito presidente da Câmara de Vila de Rei nas eleições autárquicas do dia 26 de setembro, tendo reforçado a maioria absoluta com 61,26% dos votos. O PSD volta a ter quatro eleitos no executivo camarário, enquanto o PS segurou um vereador, mantendo-se a mesma representação de 2017. O PS volta a estar representado por Luís Santos. As freguesias voltam ser lideradas também pelo PSD, havendo apenas mudança em São João do Peso, que em plenário elegeu Rita Cavalheiro, sucedendo à mãe, Rosário Cavalheiro, que esgotou os mandatos permitidos por lei.

- Publicidade -

Ricardo Aires, autarca reeleito, mostrou-se confiante e nada surpreendido com os resultados que deram maioria ao PSD, pelo trabalho que foi sendo realizado nos últimos quatro anos. “Somos sinceros, fazemos aquilo que nós achamos melhor para o concelho e para as pessoas e, por isso, este resultado vem só dizer para nós continuarmos, para sermos verdadeiros e sempre ajudar as pessoas. As pessoas para nós estão sempre em primeiro lugar”, afirmou o social democrata.

Mostrando-se “bastante satisfeito” com os resultados eleitorais, Ricardo Aires disse que os vilarregenses sabem o que esperar deste executivo camarário, pela experiência de 8 anos, e que o objetivo é continuar a “governar para as pessoas”.

- Publicidade -

O executivo municipal de maioria social democrata irá contar com nova cara, uma vez que o vereador Jorge Tavares não integrou a lista de candidatos. De acordo com a lista, deverá entrar uma mulher para o lugar, Rosa Martins, que ocupa o nº3. Tem 46 anos, é contabilista e juntar-se-á a Paulo César Luís, 40 anos, técnico superior e atual vice-presidente da autarquia, e a Bruno Dias Fernandes, empresário de 41 anos e atual vereador, eleito em 2017 – altura em que o PSD conquistou três lugares na vereação.

Os socialistas mantêm um lugar no executivo, com Luís Santos, 60 anos, professor, a ser reeleito.

ÁUDIO | Ricardo Aires (PSD) em reação à reeleição para liderar a Câmara Municipal de Vila de Rei para um terceiro mandato:

À Câmara Municipal, o PSD conseguiu alcançar os 1213 votos (61,26%), enquanto que o PS obteve 534 votos (26,97%). Também a CDU (PCP-PEV) concorreu nestas eleições, tendo conseguido 109 votos (5,51%), insuficiente para conseguir representação na autarquia. A abstenção foi de 28,05%.

Resultado das eleições à Câmara Municipal de Vila de Rei. Fonte: MAI

Na Assembleia Municipal de Vila de Rei mantém-se como presidente Paulo Brito (PSD), com o PSD a conseguir uma representação de 10 mandatos (59,75%/1183 votos) e o PS a conseguir 5 mandatos (29,85%/591 votos). A CDU conseguiu 100 votos (5,05%), insuficiente para obter representação no órgão deliberativo. Nos resultados da Assembleia Municipal contaram-se ainda 45 votos em branco e 61 votos nulos.

Nas freguesias o PSD manteve a hegemonia, fazendo novamente o trio completo. Sérgio Francisco (PSD) foi reeleito a presidente da Assembleia de Freguesia de Vila de Rei com 804 votos (52,79%), com os social democratas a atingirem 5 mandatos. O PS obteve 598 votos (39,26%), elegendo 4 mandatos. A CDU ficou pelos 41 votos (2,69%), não tendo alcançado representação.

Na Fundada, mantém-se também como presidente de Junta, Manuel Mendes, que alcançou 199 votos (52,79%), garantindo ao PSD 4 mandatos. Aqui, o PS obteve 116 votos (30,77%) e 2 mandatos e a CDU, com 44 votos (11,67%), conseguiu eleger um mandato na freguesia.

Em S. João do Peso, a eleição voltou a decorrer de forma diferente, por ser a freguesia de Portugal Continental com menos cidadãos recenseados (menos de 150), o que obriga a decisão num plenário de cidadãos. Este ano com uma única candidata a ser eleita presidente de junta – apoiada pelo PSD, Rita Cavalheiro sucede agora à mãe, Rosário Cavalheiro, que atingiu o limite de mandatos e fecha agora um ciclo.

A freguesia tem atualmente 113 eleitores inscritos, mas segundo dados a que o mediotejo.net teve acesso, Rita Cavalheiro, encabeçando a Lista A – única a votação – conseguiu 51 votos entre apenas 52 votantes presentes, tendo sido contabilizado 1 voto em branco.

Certidão com os resultados eleitorais do plenário de cidadãos de São João do Peso.

Eleito secretário foi Fábio Matias e Maria Manuela Serras da Silva ocupa o lugar de tesoureira na freguesia.

À Mesa de Plenário preside agora Rosário Cavalheiro – a quem Rita deu posse após votação, e antes da eleição da junta de freguesia. Em 48 votantes presentes dos 113 inscritos, a lista A de Rosário Cavalheiro foi eleita com 47 votos a favor e um voto em branco.

Acompanham Rosário Cavalheiro, presidente cessante, Maria Manuela da Silva e Silva enquanto primeiro secretário e Diogo Farinha e Silva enquanto segundo secretário.

 

RESULTADOS ELEITORAIS

PSD

Câmara Municipal  Ricardo Aires
Assembleia Municipal  Paulo Brito

Vila de Rei  Sérgio Francisco
Fundada  Manuel Mendes
São João do Peso  Rita Cavalheiro

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome