A décima segunda edição da iniciativa da Quinzena do Teatro solidário regressa ao concelho de Vila de Rei no próximo sábado, dia 19. Desde o ano passado que há descentralização desta iniciativa, alargando-se a outras freguesias vilarregenses.
Este sábado, o espetáculo de estreia – “Tanixuxedos” – terá lugar na Casa do povo de S. João do Peso, pelas 21h00.
A peça vai ser dinamizada pelo Grupo “VicenTeatro”, de Lisboa. “Tanixudedos” é o nome da encenação que retrata a chegada dos portugueses ao Japão, no ano de 1543, e o fascínio dos habitantes locais perante aqueles que “voavam por cima das águas e vinham do cabo do mundo”, informa a autarquia em nota de imprensa.
Segundo Ricardo Aires, presidente da CM Vila de Rei, em declarações ao mediotejo.net, esta iniciativa, alargada a mais duas fregueias, São João do Peso e Fundada, pretende “levar a cultura a esses locais, porque por vezes as pessoas não têm hábitos nesse sentido, e muitas vezes não querem deslocar-se para usufruir deste tipo de ações”.
A Quinzena do Teatro continua com mais dois momentos, sendo a 26 de novembro, com “O Segredo do Gato”, pelo “Teatro Casa da Máquina – Produção”, no Salão do Clube da Fundada, e no dia 3 de dezembro com “Meu marido que Deus haja”, do Teatro Olimpo, no Auditório Municipal de Vila de Rei.
Nesta nova edição da Quinzena do Teatro, o público é novamente convidado a doar um género alimentício para apoiar as famílias mais carenciadas do concelho, cedendo um produto que será distribuído depois pela Loja Social do município.