Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Proteção Civil apela para que a população não tente destruir os ninhos de vespa asiática

A equipa de Proteção Civil do Município de Vila de Rei lançou um alerta, em forma de vídeo, de modo a apelar às pessoas para que não tentem destruir os ninhos de vespa asiática que encontrem pois estas podem reagir de forma agressiva e atacar.

- Publicidade -

Em caso de deteção ou suspeita destes ninhos, os cidadãos devem entrar em contacto com a Proteção Civil de Vila de Rei, através dos números de telemóvel 930 421 098 ou 912 263 895, ou ainda com os serviços camarários, através do número 274 890 010.

As autoridades acautelam para que os munícipes não se aproximem do ninho, nem tentem mexer-lhe, uma vez que esta espécie reage agressivamente a perturbações.

- Publicidade -

Em caso de picada por este inseto, pode ou não ser desenvolvida uma reação alérgica ao veneno injetado. Em casos mais graves pode desenvolver-se uma reação alérgica muito grave e de rápida evolução (choque anafilático) com o aparecimento de inchaço dos lábios, língua, face ou garganta, manchas vermelhas e muita comichão. Nestes casos deve ligar imediatamente para o 112.

Em casos menos graves, o tratamento da picada pode ser realizado em casa, devendo-se remover o ferrão, lavar o local da picada com água abundante e colocar gelo para reduzir o edema. 

A vespa asiática, espécie invasora, tem-se propagado pelo país, constituindo uma séria preocupação devido à sua ação predadora que coloca em perigo as abelhas autóctones. Este inseto é ligeiramente mais pequeno que a Vespa Europeia, com as rainhas a medirem cerca de 30mm, os machos 24mm e as obreiras 20mm. Apresenta patas amarelas, tórax castanho ou preto e abdómen castanho. A cabeça é preta e face amarela.

Conforme referido em nota de imprensa, o município vilarregense tem vindo a combater esta praga, através da colocação e renovação de armadilhas, principalmente em redor das aldeias do concelho.

NOTÍCIA RELACIONADA

Vespa asiática já faz ninhos em toda a região, ameaçando milhares de colmeias

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome