- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Vila de Rei | Praia fluvial do Bostelim distinguida pelo Programa Bandeira Azul

O Município de Vila de Rei recebeu um certificado do Programa Bandeira Azul pela participação da praia fluvial do Bostelim desde 2016 no programa ambiental. Situada na freguesia da Fundada, a praia fluvial do Bostelim recebeu este ano, pela 6ª vez, a Bandeira Azul, e ainda, pelo 5º ano consecutivo, a Bandeira ‘Praia Acessível’, distinção que pretende destacar as praias portuguesas que asseguram boas condições de acessibilidade.

- Publicidade -

A atribuição decorreu no dia 19, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, durante a cerimónia comemorativa dos 35 anos do Programa Bandeira Azul. No ano de 2021, para além da atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim, todas as zonas balneares de Vila de Rei – Bostelim, Penedo Furado, Fernandaires, Pego das Cancelas e Zaboeira – foram distinguidas enquanto ‘Praias com Qualidade Ouro’, pela Quercus.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), Nikos Petrou, tendo também sido entregues os Certificados Internacionais de participação no Programa Bandeira Azul, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da FEE.

Foto: ABAE
- Publicidade -

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da FEE.

O galardão Bandeira Azul atribuído anualmente tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Praia fluvial do Bostelim tem sido a única praia fluvial do concelho que acumula Bandeira Azul com bandeira Qualidade de Ouro. Foto: CMVR
- Publicidade -

 A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome