A Paróquia de Vila de Rei, em parceria com a delegação vilarregense das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, voltam este ano a lançar um conjunto de sugestões para que, face à atual conjuntura pandémica, as pessoas possam assinalar as comemorações pascais a partir das suas próprias casas.
O programa sugerido engloba quatro datas diferentes, sendo que a primeira decorreu no Domingo de Ramos (28 de março), a próxima será esta Quinta-feira Santa (1 de abril), ao que seguirá a Sexta-feira Santa (2 de abril) e o Domingo de Páscoa (4 de abril).
Para estes dias é sugerida “a colocação de diferentes objetos nas janelas, portas ou varandas, mostrando o apoio e a alegria desta data festiva”, isto é, no Domingo de Ramos foi sugerida a colocação de um ramo de oliveira ou outra planta. Na Quinta-feira Santa, será a vez de colocar flores. Na Sexta-feira Santa sugere-se a colocação de um crucifixo, cruz de madeira ou pano roxo. Por fim, no Domingo de Páscoa – “Alegria da Ressurreição”, é proposta a colocação de uma colcha, pano branco, fita branca e flores.
Como tal, solicita a Paróquia que “as pessoas se juntem numa onda de solidariedade e manifestação de fé”, numa Páscoa que será “celebrada de maneira diferente, nos nossos lares familiares”.
Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.