- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Vila de Rei | “Oeiras30Mais” oferece ortofotomapas para ordenamento de território florestal

Vila de Rei foi um dos 30 municípios do país apoiados pelo projeto “Oeiras30Mais”, com a entrega de informação geográfica de alta resolução que vai permitir um maior rigor nos trabalhos de ordenamento do território florestal. A cerimónia decorreu no dia 9 de abril, em Coimbra, deu hoje conta a autarquia vilarregense.

- Publicidade -

A iniciativa, promovida pela autarquia de Oeiras, teve início em abril de 2018, com a realização de voos em todos os municípios abrangidos por estas medidas (os 30 concelhos mais afetados pelos incêndios de 2017), para a recolha de 22.500 imagens aéreas que permitiram a criação de 3.500 ortofotos que abrangem 700 mil hectares de território.

Estes ortofotomapas são assim criados a partir de fotografias aéreas da superfície terrestre, com informação geográfica de alta resolução e uma margem de erro muito inferior à do Google Maps.

- Publicidade -

Citado em nota de imprensa, Ricardo Aires, presidente do município de Vila de Rei, aproveitou a ocasião para “agradecer pelo importante projeto desenvolvido e financiado pelo município de Oeiras, que vem permitir um maior rigor no planeamento florestal do nosso concelho, com todas as vantagens que isso acarreta para a prevenção de catástrofes como as que ocorreram no verão de 2017.”

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome