Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei: Novo lagar superou expetativas e vai ter uma destilaria

Ainda sem os resultados finais definidos, o novo Lagar de Vila de Rei, inaugurado no passado mês de setembro, processou mais de 800 toneladas de azeitona nesta campanha de 2015, um resultado que superou as expetativas da autarquia que já tem em mente a criação de uma destilaria naquele espaço.

- Publicidade -

A campanha do novo lagar de Vila de Rei terminou no passado dia 15 de dezembro, e, segundo dados avançados pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Aires, durante a última sessão da Assembleia Municipal, até dia 12 de dezembro tinham sido processadas cerca de 826 toneladas de azeitona “sendo que mais de 500 toneladas são provenientes dos olivicultores do concelho de Vila de Rei e estes números demonstram que há tradição do olival no nosso concelho”, referiu Ricardo Aires.

Em declarações ao mediotejo.net, Ricardo Aires referiu que há cerca de 4 anos que o concelho de Vila de Rei se encontrava sem nenhum lagar o que obrigava aos olivicultores locais a terem de se deslocar a concelhos vizinhos para transformarem a azeitona em azeite e que a construção desta infraestrutura “foi uma boa iniciativa por parte da Câmara uma vez que não havia nenhum privado a querer investir nesta área em Vila de Rei”.

- Publicidade -

A autarquia de Vila de Rei prevê criar uma destilaria no espaço do novo lagar
A autarquia de Vila de Rei prevê criar uma destilaria no espaço do novo lagar

Associado ao novo lagar, a autarquia prevê a criação de uma destilaria naquele espaço. “Iremos fazer a candidatura para uma destilaria que vai surgir ao lado do Lagar e será mais uma iniciativa camarária uma vez que não há nenhum privado a querer fazer a destilaria”, avançou Ricardo Aires ao mediotejo.net. “Não vai implicar a construção de nenhum novo edifício, vão-se aproveitar as instalações do Lagar, o que pode haver é uma pequena ampliação”, explicou o autarca.

Esta destilaria servirá para aproveitar a estrutura do Lagar fora da campanha da azeitona para dar utilidade ao espaço durante os nove meses restantes e fomentar a produção de medronheiro no concelho.

Recorde-se que o novo Lagar de Vila de Rei foi inaugurado a 19 de setembro, dia do feriado municipal, tendo entrado em funcionamento a 27 de outubro passado servindo os produtores de Vila de Rei e dos concelhos limítrofes.

Este novo equipamento, que representou um investimento municipal na ordem dos 500 mil euros, está localizado na Zona Industrial do Souto e tem capacidade para laborar 2.000 kg de azeitona por hora, efetuando os serviços de extração de azeite e respetivo embalamento.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here