Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Município inicia ano letivo com oferta de manuais escolares

A manhã de 17 de setembro, em Vila de Rei, foi marcada pelo regresso às aulas para os alunos da Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal e pela entrega dos manuais escolares, adquiridos pelo Município, aos alunos do Concelho.

- Publicidade -

Todos os alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino de Vila de Rei (desde o 1º Ciclo até ao Ensino Secundário), bem como os alunos residentes no Concelho que frequentam áreas de ensino não ministradas na EBS em estabelecimentos fora do Concelho foram abrangidos por esta medida.

Os alunos do 1º ao 6º ano receberam os manuais oferecidos pelo Ministério da Educação, sendo que o Município de Vila de Rei adquiriu ainda os respetivos Cadernos de Atividades. Para os alunos do 7º ao 12º ano, todos os custos dos manuais foram suportados pela Autarquia.

- Publicidade -

O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, referiu que “as medidas de ação social escolar que o Município tem vindo a implementar permitem que os agregados familiares do nosso Concelho tenham aqui uma importante poupança nos seus orçamentos. Ao suportar na totalidade os custos com os manuais escolares, pretendemos ainda dar um estímulo para que os nossos jovens prossigam com os seus estudos, contribuindo para manter uma baixa taxa de abandono escolar.”

Para o ano letivo que agora começa, o Município de Vila de Rei suportou a totalidade dos custos dos manuais escolares de 216 alunos, num investimento total superior a 16.000 euros.

Os investimentos feitos nesta unidade escolar, conforme se pode ler em comunicado, passam pelo espaço junto ao Circuito de Manutenção, no exterior da escola, onde foi colocado um novo piso dinâmico, num investimento total de 14.750 euros + IVA. “Uma obra que vem proporcionar um maior conforto e segurança às crianças e jovens que utilizam este espaço, possibilitando que estes possam agora aqui desenvolver novas e diferentes atividades”, lê-se no documento.

Quanto às infraestruturas no interior da Escola, houve uma disponibilização de quatro novos espaços para os alunos: Sala Snoezelen, espaço multidisciplinar destinado a alunos com necessidades educativas especiais e/ou portadores de deficiência; Laboratório de Línguas, espaço destinado às aulas de português, inglês e francês que permite a escuta, reprodução e estudo das diferentes línguas com vista a melhorar a proficiência linguística; O Futuro na tua Mão, programa que pretende estabelecer relações entre a Ciência, as aplicações tecnológicas e o Ambiente, incluindo a organização de visitas de estudo a empresas da área da ciência e tecnologia e organização de um ciclo de palestras temáticas sobre estas áreas; e Experimenta + Ciência, criação de um laboratório multidisciplinar completo no âmbito do ensino experimental da ciência.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome