Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Município distinguido com Bandeira Verde ECOXXI pela primeira vez

O Município de Vila de Rei foi distinguido pela primeira vez com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, estando entre os municípios portugueses com melhores índices de sustentabilidade ambiental.

- Publicidade -

Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Aires, “é um orgulho hastear este galardão que reafirma o compromisso do Município para com a sustentabilidade, um elemento-chave para garantir a qualidade de vida para quem aqui vive ou escolhe Vila de Rei como sua casa, mas também para os muitos turistas que nos visitam”, afirma, em nota de imprensa.

O Programa ECOXXI tem sido implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa e baseia-se nos princípios subjacentes à Agenda 21.

- Publicidade -

Este programa “procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do Município, através da avaliação, por um conjunto de peritos que compõem a Comissão Nacional onde estão representadas 34 instituições que avaliam os resultados de 22 indicadores e 71 subindicadores de sustentabilidade local, que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave”, caso da promoção da Educação Ambiental; Implementação do Programa Bandeira Azul; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável”, entre outros.

Este ano foram incluídos indicadores referentes às Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

O Município recebeu esta distinção numa cerimónia que decorreu no dia 22 de setembro, na Fábrica de Santo Thyrso, sendo um reconhecimento da política de desenvolvimento sustentável que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município de Vila de Rei.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome