Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Município cede equipamentos informáticos para apoiar alunos nas aulas à distância

O Município de Vila de Rei, em articulação com o Agrupamento de Escolas, está a apoiar a nova fase de ensino à distância, dado o segundo confinamento decretado pelo Governo. Neste sentido, além de terem sido disponibilizados computadores portáteis, tablets e ligações à internet ao Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, também está a ser assegurado transporte a alunos com necessidades educativas especiais. Os serviços municipais estão ainda a assegurar a entrega ao domicílio de 52 refeições diárias para alunos sinalizados desde o pré-escolar ao ensino secundário.

- Publicidade -

Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, refere que o apoio dado pelo município pretende dar resposta a um “novo panorama social e educativo”, entendendo ser “de extrema importância garantir o acesso a educação de qualidade a todos os alunos do nosso Agrupamento de Escolas.

“Todos os apoios que prestamos às nossas crianças e jovens têm o objetivo de oferecer equidade no acesso à educação e garantir que os alunos possam acompanhar as aulas nesta realidade de ensino à distância”, faz notar o edil em comunicado de imprensa.

- Publicidade -

Segundo informação da autarquia, foram disponibilizados, a título de empréstimo, um total de 67 computadores portáteis, seis tablets e três acessos de internet móvel banda larga, sublinhando a CM Vila de Rei que “o material é cedido em regime de empréstimo, até ao retomar do ensino presencial”. O levantamento de alunos com necessidades em termos de equipamento informático ou acesso à internet é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas, estando o material atribuído a alunos de diferentes níveis de escolaridade, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário.

“O Município de Vila de Rei encontra-se igualmente a garantir o transporte de 12 alunos com necessidades educativas especiais que, conforme as diretrizes a cumprir, encontram-se com aulas em regime presencial”, refere a mesma nota.

Por outro lado, o município assegura a entrega ao domicílio de 52 refeições diárias, para alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário, seja para estudantes em regime presencial, seja para alunos que beneficiam de Apoio Social Escolar, em escalão A ou B, entregando-as individualmente em casa de cada aluno.

Também em funcionamento está a valência de ‘Escola de Acolhimento’, disponível para crianças até aos 12 anos, cujos encarregados de educação trabalham em serviços essenciais e não podem descontinuar a sua atividade profissional para poderem estar em casa com os educandos. O serviço funciona na Creche Municipal, dos 0 aos 3 anos, e nas instalações do Agrupamento de Escolas para as crianças com idade compreendida entre os 4 e os 12 anos, conclui a autarquia.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome