O Município de Vila de Rei encontra-se a desenvolver uma campanha de sensibilização junto das crianças e jovens do concelho, bem como dos seus pais e familiares, incentivando a que não se cumpra este ano a habitual tradição de “pedir os bolinhos” no dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, devido à atual pandemia de covid-19. “Para segurança de todos, o Município apela assim para que esta tradição não se realize”, diz a autarquia.
Segundo informação do município, “estão a ser distribuídos folhetos informativos junto da comunidade escolar a apelar para que a tradição não se realize em 2020, evitando a criação de aglomerações, o contacto entre um grande número de pessoas e para que se cumpra o maior distanciamento possível”.
Recorde-se que no concelho de Vila de Rei, na região do Médio Tejo e um pouco por todo o país, é tradição ‘pedir os Bolinhos’ ou ‘Pão por Deus’ na manhã de 1 de novembro, feriado do Dia de Todos os Santos, sendo que nesta altura grupos de crianças percorrem as ruas das suas aldeias ou lugares, de porta em porta, onde lhe são atribuídos doces e outras oferendas. É também caracterizado pelo convívio entre familiares e regresso à terra natal.
O município apela ao não cumprimento deste momento, que ainda prevalece entre a cultura e tradição especialmente nas aldeias e vilas, indicando que em 2021 se poderá voltar “a cumprir esta e todas as nossas tradições”.