Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Ministra da Coesão Territorial inaugura ampliação do CAO e lar da Fundação Garcia

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vai estar em Vila de Rei esta sexta-feira à tarde, dia 10 de setembro, às 16:00, para a cerimónia de inauguração da obra de ampliação do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e lar residencial da Fundação Garcia, em Vila de Rei. Seguir-se-á também visita à fundação em obras realizadas para albergar outra valência, uma Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica.

- Publicidade -

Recorde-se que esta obra visou a alteração do edifício do CAO e Lar Residencial, juntando assim as valências na mesma estrutura, sob alçada da Fundação Garcia. A empreitada foi adjudicada à empresa Henrique Mateus & Filhos, Construção Civil, Lda pelo valor de 696.451,35€, com um prazo de execução de 12 meses.

Os trabalhos a executar passaram pela ampliação do piso existente – com a construção de salas de atividades e a reformulação das instalações sanitárias – e a construção de dois pisos adicionais, com 15 quartos (num total de 30 camas), contando com projetos de execução cedidos pela autarquia.

- Publicidade -

Na altura, e segundo informação da instituição, a administração da Fundação Garcia pretendia criar uma Casa de Abrigo naquelas instalações para, futuramente, poder albergar vítimas de violência doméstica e mães solteiras.

Irene Barata, presidente do Conselho de Administração da Fundação Garcia, destacou na altura a junção das valências do Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial no mesmo edifício, que considerava “possibilitar a criação de ainda melhores condições para os nossos utentes portadores de deficiência, contribuindo para o aumento do seu bem-estar e da sua qualidade de vida”.

Esta sexta-feira, dia 10, depois da inauguração da ampliação destas instalações, segue-se visita à sede da Fundação Garcia, para um Porto de Honra, e visita a obras naquele espaço que irão albergar uma Casa Abrigo para vítimas da violência doméstica, com capacidade para 20 mulheres e que a fundação espera que entre em funcionamento ainda este ano.

A Fundação Garcia, fundada pela benfeitora Fernanda Garcia, uma IPSS sediada em Vila de Rei que visa o bem-estar e desenvolvimento das pessoas portadores de deficiência, tem atualmente 30 pessoas com deficiência em regime de lar e 25 no Centro de Atividades Ocupacionais.

A IPSS é dirigida desde 2010 por Irene Barata, presidente da direção, também Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei e antiga presidente da Câmara Municipal.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome