Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei: Mia Rose, Átoa, Tiago Bettencourt e Mikkel Solnado animam FEQM

Está a chegar mais uma edição da Feira de Enchidos, Queijo e Mel de Vila de Rei. São nove dias de festa com um cartaz musical de luxo para diferentes públicos onde estão nomes como Mia Rose, Átoa, Tiago Bettencourt e Mikkel Solnado. A partir deste sábado, dia 30 de julho, e até dia 7 de agosto, Vila de Rei mostra o que de melhor o concelho tem.

- Publicidade -

“Atreva-se a degustar” é o repto lançado pela autarquia para a Feira de Enchidos, Queijo e Mel, a principal montra dos produtos locais e artesanais deste concelho no coração de Portugal, onde os visitantes poderão saborear os produtos locais e deliciarem-se com a gastronomia da terra nas diversas tasquinhas e esplanadas instaladas no recinto da Feira.

O Parque de Feiras de Vila de Rei vai acolher, de 30 de julho a 7 de agosto, mais uma edição daquele que é o principal certame do concelho e por onde vão passar alguns dos grandes nomes da música nacional como Mia Rose, Orquestra Ligeira do Exército, Graciano Ricardo, Leo e Leandro, ATOA, Tiago Bettencourt e Mikkel Solnado, este último com raízes familiares no concelho de Vila de Rei.

- Publicidade -

Para além da música, são os produtos tradicionais que marcam esta feira que irá contar com a presença de cerca de 120 expositores. “Na maioria, são expositores de Vila de Rei, seja de enchidos, queijo, mel e artesanato e também do tecido empresarial e temos também na área do artesanato, mel e queijo, alguns expositores em representação de outros concelhos e também de empresas de fora que nos procuram para expor os seus produtos”, refere Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia de Vila de Rei e vereador responsável pelo pelouro do Turismo.

“É o principal evento realizado quer pelo Município, quer em território do concelho de Vila de Rei. É aquele que congrega mais pessoas, que tem um sentimento de pertença por parte da população maior e é o momento em que nos mostramos a nós próprios, à região, ao país e ao mundo”, salienta o vice-presidente da autarquia.

Na edição deste ano da Feira de Enchidos, Queijo e Mel vão estar cerca de 120 expositores, a maioria deles do concelho de Vila de Rei Foto: CMVila de Rei (arquivo)
Na edição deste ano da Feira de Enchidos, Queijo e Mel vão estar cerca de 120 expositores, a maioria deles do concelho de Vila de Rei Foto: CMVila de Rei (arquivo)

A grande novidade em relação ao ano anterior é a relocalização do palco 3 – o palco eletrónico -, destinado às atuações de DJ´s após os concertos no palco principal. Este palco eletrónico vai ficar situado numa avenida da Feira junto ao campo de mini-golf, “num espçao mais amplo e que garantirá uma maior comodidade e bem-estar a todos os seus frequentadores”.

A relocalização do palco 3 “vai-nos permitir alargar o espaço ao dispor de quem está na feira até mais tarde. O espaço é bastante mais largo e maior, permite a circulação de pessoas porque, de facto, a alteração que fizemos no ano passado foi extremamente positiva e o sucesso foi tanto que precisamos de alargar o espaço e vai-nos permitir encerrar até mais tarde o evento, todos os dias até às 6h da manhã”, explica Paulo César Luís.

“A Feira procura conciliar diversos estilos e gostos musicais e temos inúmeros artistas para diferentes públicos alvo, desde a Mia Rose que vai abrir a Feira de Enchidos, Queijo e Mel até à Orquestra Ligeira do Exército. Temos também o Leandro e Leonardo e os Átoa, o Tiago Bettencourt que vai voltar a Vila de Rei e vamos finalizar com alguém que tem raízes a Vila de Rei, não é um filho da terra mas é um filho de um filho da Terra: o Mikel Solnado que vai encerrar a Feira de Enchidos, Queijo e Mel”, destaca Paulo César Luís.

vila de rei_Mikkel solnado2_Foto DR
Mikkel Solnado, “filho de um filho da terra”, protagoniza o concerto de encerramento da FEQM, a 7 de agosto Foto: DR

“As nossas expetativas são, todos os anos, as melhores. É um evento que, por si só, se divulga a ele próprio e é extremamente acarinhado, até por pessoas que não têm qualquer ligação a Vila de Rei, o concelho é conhecido também pela sua Feira de Enchidos, Queijo e Mel e por isso as nossas expetativas são as melhores e que a feira vai encher nos seus nove dias”, refere o vice-presidente da autarquia de Vila de Rei.

Com um investimento de cerca de 60 mil euros, em que 35 mil euros é o orçamento para os artistas que preenchem o cartaz musical, a FEQM é a montra dos produtos do concelho, produtos esses que já despertaram o interesse da Liga Chinesa. “No âmbito deste processo, estamos em conversação com eles, isto tem muito a ver com as necessidades dos mercados onde estão inseridos, já colocámos a questão para saber tonelagens e tipo de produtos que estariam a necessitar, de forma a conciliar com os produtores e estamos a aguardar resposta”, avança Paulo César Luís dizendo que a expetativa é uma saída quase certa de produtos de Vila de Rei para o Oriente.

Paulo César Luís deixa um apelo a todos: “venham até Vila de Rei, atrevam-se a degustar porque quem prova Vila de Rei fica mais exigente e por isso espero que visitem Vila de Rei e sairão daqui certamente com as expectativas mais elevadas”.

A inauguração da FEQM está agendada para as 18h, no dia 30 de julho, e contará com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel.

Programa da Feira

À semelhança dos anos anteriores, o programa da XXVII edição da Feira de Enchidos, Queijo e Mel vai igualmente contar com mais uma edição da Feira do Livro que terá lugar no antigo edifício do Espaço Internet de Vila de Rei, para além das exposições “Deep Waters”, de Luís Gonçalves, no Museu Municipal, e “DeCoração” com trabalhos realizados pelos utentes da Fundação Garcia e a exposição do Concurso de Fotografia Padre João Maia, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires.

vila de rei_FEQM2Fazem ainda parte do programa da FEQM a animação de rua, rastreios de saúde, programa desportivo com um torneio de ténis, uma prova de resistência de BTT, entre outros, tasquinhas e a realização da 28ª Colheita de Sangue de Vila de Rei e 6ª Colheita de possíveis dadores de medula óssea, que terá lugar entre as 15h e as 19h, do dia 6 de agosto.

O palco 2 irá contar com as atuações de grupos musicais de Vila de Rei, como a Orquestra Clássica e Tradicional da Escola de Música de Vila de Rei, Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, Villa d’el Rei Tuna e Grupo de Cantares “A Bela Serrana”, e com outros grupos de música popular como o Grupo “As Margaridas de Peroguarda”, Grupo de Canto e Dança do CCD da CM de Oeiras, Grupo Instrumental do CCD do Pessoal da CM da Sertã, Grupo “São Bernardo a Cantar” e Grupo Folclórico e Cultural da Boavista – Portalegre.

A música de baile volta também a ter um papel de destaque nesta edição, com o palco 2 a receber igualmente as atuações de Novo Ritmo, Sem Filtro, Rui Miguel, Graciano Ricardo, Inovação e Nélson António.

O palco da música eletrónica vai contar com as atuações de DJ Hugo Rafael, DJ Salito, DJ Paul S, DJ Timewall, DJ Seadas e MC Pinkie, DJ Dany, DJ RS, DJ Salavisa e DJ JDK.

O melhor do artesanato e gastronomia regional, os deliciosos enchidos, queijo e mel da região, para ver e saborear de 30 de julho a 7 de agosto, em Vila de Rei.

Passeio de Motorizadas e Motas Clássicas na Feira

A A.D.R.C. dos Estevais, com o apoio da Câmara Municipal de Vila de Rei, organiza no próximo domingo, dia 31 de julho, uma Concentração / Passeio de Motorizadas e Motas Clássicas, numa iniciativa integrada na programação da XXVII Feira de Enchidos, Queijo e Mel.

A concentração dos participantes está marcada para as 08h30, estando o início do Passeio, que percorrerá grande parte do Concelho de Vila de Rei, previsto para uma hora mais tarde. Pelas 11h30 tem lugar um reforço alimentar junto da sede da A.D.R.C. dos Estevais e pelas 14h, no final do Passeio, tem lugar o almoço-convívio nas Tasquinhas da Feira.

As inscrições têm um custo de 20€ e incluem brinde, reforço alimentar e almoço. Mais informações para os números 969 549 739 ou 913 477 622.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here