Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei: Está aí o Festival Gastronómico do Achigã

Começa este sábado, dia 1 de outubro, a X Edição do Festival Gastronómico onde o achigã é o ingrediente principal nos restaurantes aderentes do concelho de Vila de Rei. Até dia 9 de outubro, são muitas e diferentes formas de confecionar este peixe do rio que vão estar em destaque, sendo uma forma da autarquia promover a gastronomia e o turismo mas, ao mesmo tempo, um desafio para conhecer o território e os vários restaurantes que vão confecionar o achigã.

- Publicidade -

“Ao longo das últimas nove edições do Festival do Achigã, nós temos conseguido implementar um produto regional de Vila de Rei – o achigã -, sendo que a sua qualidade está comprovada por estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo em conta um conjunto de características como a qualidade da água, temperatura e profundidade da água”, destacou ao mediotejo.net Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia de Vila de Rei.

O evento gastronómico tem levado a Vila de Rei muitos visitantes “que vêem à procura de achigã e das diferentes formas de o provar”, refere Paulo César Luís, acrescentando que “tem sido um sucesso tremendo e estamos à espera de obter o mesmo sucesso que temos conseguido ao longo dos anos”.

- Publicidade -

“O achigã é um produto típico de Vila de Rei, existe há muitos anos, não era tão conhecido como é hoje fruto destas nove edições de promoção deste peixe e das diferentes formas de o confecionar”, salienta o vice-presidente da autarquia fazendo ainda referência à colaboração que tiveram de nomes conhecidos como o Chef Silva e Filipa Vacondeus na divulgação desta iguaria e da gastronomia do concelho de Vila de Rei.

O Festival Gastronómico do Achigã é uma aposta do Município de Vila de Rei que, através da gastronomia, pretende atrair visitantes ao concelho objetivo que tem sido alcançado ao longo das últimas nove edições do evento.

A ação da Câmara Municipal neste evento prende-se com a divulgação do mesmo sendo que, para o efeito, investe cerca de 2 mil euros.

Nesta edição de 2016, voltam a ser sete os restaurantes aderentes onde os visitantes poderão degustar as várias formas de confecionar o achigã: Albergaria D. Dinis (Vila de Rei); Churrasqueira Central (Vila de Rei); Fifty-Fifty (Vila de Rei); O Cobra (Vila de Rei); O Eléctrico (Relva); Paraíso do Zêzere (Zaboeira) e Tasquinha da Vila (Vila de Rei).

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome