Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei: Especialistas em Museus reúnem-se na Biblioteca Municipal

O ciclo de “Encontros Documentais” regressa a Vila de Rei esta quarta-feira, dia 24, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. A segunda sessão desta iniciativa é dedicada à temática dos Museus.

- Publicidade -

Sob o tema “Diálogos Intergeracionais”, a edição deste ano do ciclo de “Encontros Documentais”, iniciativa anual dinamizada pela Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, vai realizar a sua segunda sessão, depois de já ter abordado, na primeira sessão, o tema dos Arquivos.

Este segundo encontro, dedicado ao tema dos Museus, vai decorrer esta quarta-feira, dia 24, entre as 9h30 e as 17h30, na Biblioteca Municipal de Vila de Rei.

- Publicidade -

Com um painel de oradores especialistas na temática em análise, a sessão desta quarta-feira terá início com a intervenção de Pedro Inácio, vice-presidente da Associação Portuguesa de Museologia, seguindo-se Margarida Filipe, coordenadora dos Serviços Educativos do Museu da Água, que vai abordar as experiências e desafios deste serviço.

A meio da manhã, Nuno Prates, conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, vai intervir sobre as dinâmicas no Museu de Alpiarça, em conjunto com Maria Nélia Castelo, coordenadora dos serviços educativos da Casa dos Patudos, que vai falar sobre a “Visita orientada Peças com História”.

A terminar as intervenções do período da manhã, Ana Paula Assunção, historiadora e museóloga, vai abordar o tema dos “Encontros documentais: uma reflexão em torno das acessibilidades”.

À tarde, serão apresentadas algumas iniciativas a decorrer no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, como por exemplo o projeto “Avós do Museu”, cuja apresentação estará a cargo de Luísa Sequeira, docente na área de animação cultural e voluntária neste Museu a coordenar o referido projeto. Segue-se a apresentação de Virgínia Gomes, conservadora do MNMC e coordenadora de projetos de inclusão neste espaço, que irá falar sobre práticas gerontológicas em contexto museológico, referindo-se ao programa inclusivo existente no MNMC.

Ricardo Triães, docente da Unidade Departamental de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), vai abordar “A tecnologia artística como meio de divulgação e preservação do património cultural”, para além de um rápido workshop de cerâmica.

A terminar os trabalhos deste encontro dedicado aos Museus, Ana Paula Antunes e Carlos Paulo Cuiça, dos Serviços Educativos do Museu de Lisboa, vão intervir sobre os “Diálogos intergeracionais no Museu de Lisboa”.

A próxima sessão dos “Encontros Documentais” realiza-se no dia 6 de Abril e será dedicado ao tema das Bibliotecas.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome