Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Maio 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Época balnear já teve início nas zonas de lazer do concelho

A época balnear no Concelho de Vila de Rei teve início no passado dia 1 de julho, encontrando-se já em pleno funcionamento as praias fluviais do Penedo Furado, Fernandaires e Pego das Cancelas. Estas praias e todas as suas infraestruturas de apoio estão preparadas para voltar a receber os visitantes neste Verão. A praia fluvial e Parque de Campismo Rural do Bostelim encontram-se, para já, interditos ao público devido à execução de trabalhos de requalificação.

- Publicidade -

O bar de apoio na Praias do Penedo Furado encontra-se em funcionamento das 09h00 às 20h00, o bar da Praia Fluvial do Pego das Cancelas está aberto entre as 10h00 e as 20h00, enquanto que o bar de Fernandaires abre ao público das 10h30 às 19h30, de segunda a quinta-feira, e das 10h30 às 20h30 às sextas, sábados, domingos e feriados.

Para além dos bares de apoio, os visitantes vão ainda encontrar balneários e zonas de estacionamento fácil em todas as praias fluviais do concelho, sendo que todas estas áreas se encontram vigiadas por nadadores salvadores, salvaguardando a segurança dos seus visitantes.

- Publicidade -

A piscina descoberta de Vila de Rei e a piscina infantil encontram-se também já em funcionamento, com horário de abertura ao público das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, incluindo fins-de-semana.

A praia fluvial e Parque de Campismo Rural do Bostelim encontram-se, para já, interditos ao público devido à execução de trabalhos de requalificação. Estas infraestruturas foram parcialmente destruídas pela tempestade Elsa, no final do ano passado, estando previsto que possam reabrir durante o mês de agosto.

Perante a atual conjuntura causada pela pandemia da Covid-19, haverá lotações máximas de ocupação nas zonas balneares do concelho de Vila de Rei, e cujos limites foram definidos pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente. Desta forma, o número máximo de banhistas é o seguinte: Praia Fluvial de Fernandaires – 380; Zona Balnear da Zaboeira – 120; Praia Fluvial do Pego das Cancelas – 230; Praia Fluvial do Penedo Furado – 230; Praia Fluvial do Bostelim – 220; Piscina Descoberta e Piscina Infantil – 55.

Perante este cenário, a autarquia aconselha a instalação da app Info Praia, desenvolvida pela APA, que mostra, em tempo real, o estado de ocupação das praias através de sinalética tipo semáforo: verde para ocupação baixa (1/3); amarelo para ocupação elevada (2/3) e vermelha para ocupação plena (3/3).

No ano de 2020, as zonas balneares do concelho de Vila de Rei viram novamente a sua qualidade reconhecida e comprovada através da atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim (pelo quinto ano consecutivo) e da distinção de ‘Praia com Qualidade de Ouro’, atribuída pela Quercus a todas as praias do concelho (Fernandaires, Zaboeira, Penedo Furado, Pego das Cancelas e Bostelim)

Para a nova época balnear, foram realizadas obras de manutenção e gestão dos espaços envolventes em todas as praias fluviais de modo a oferecerem as melhores condições possíveis aos muitos visitantes esperados pelo autarquia vilarregense.

Em comunicado, o município de Vila de Rei apela a todos os visitantes das suas zonas balneares que cumpram as regras de segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente no que ao distanciamento social diz respeito, como a distância de 1,5 metros entre toalhas e de 3 metros entre chapéus de sol.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome