Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Edifício da Câmara Municipal vai ter um Balcão de Inclusão

Numa parceria aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de dia 16 de novembro, o Município de Vila de Rei irá passar a dispôr de um Balcão de Inclusão, contando com apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP. Este serviço servirá essencialmente para apoiar pessoas portadoras de deficiência e suas famílias/cuidadores.

- Publicidade -

O Balcão de Inclusão local “vai funcionar no edifício da Câmara Municipal de Vila de Rei, com o objetivo de realizar o atendimento qualificado dos munícipes com deficiência/incapacidades e respetivas famílias, bem como dos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolvem atividades neste domínio, assegurando-lhes uma informação integrada sobre os seus direitos e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados”, segundo explica a autarquia em nota de imprensa. O Município irá encarregar-se de destacar um técnico para atendimento especializado neste balcão, que terá em conta as necessidades especiais dos utentes, estabelecendo uma linha de “comunicação mais direta com um atendimento personalizado às pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias”, lê-se no protocolo a que o mediotejo.net teve acesso.

O Balcão de Inclusão além de disponibilizar informação sobre os seus direitos, em termos de prestações sociais (subsídios e apoios), respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.), produtos de apoios/ajudas técnicas, possibilita ainda o esclarecimento de questões relativas ao emprego e apoios às entidades empregadoras, entre outros assuntos no âmbito da Segurança Social.

- Publicidade -

Para Ricardo Aires, presidente da CM Vila de Rei, este é mais um serviço colocado ao dispor da comunidade, em particular das pessoas com necessidades especiais. “Temos alguns casos no concelho”, indicou à parte da reunião de Câmara em declarações à comunicação social. Este serviço é considerado “muito importante, que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos” uma vez que “vem ajudar a quebrar barreiras, seja em casa, seja no trabalho, às pessoas portadoras de deficiência, que podem assim pedir ajuda a um técnico especializado, no sentido de eliminar ou atenuar esses entraves”, disse o autarca.

Este é também, para Ricardo Aires, um passo na “promoção da igualdade de oportunidades, no acesso aos serviços e ao direito de plena participação social”, concluiu.

O protocolo para instalação do Balcão deverá ser celebrado em breve entre as duas instituições.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome