Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei é líder na recolha de resíduos recicláveis e mantém políticas amigas do ambiente

Vila de Rei tem mantido a liderança na recolha de resíduos recicláveis (vidro, papel e embalagens) entre os 25 concelhos abrangidos pela empresa Valnor. Segundo os dados de 2020, os vilarregenses são das populações que mais reciclam, alcançando uma média de 76,33 kg por habitante por ano no que toca a resíduos recicláveis. Neste âmbito, o Município de Vila de Rei foi distinguido na edição de 2020/2021 do Prémio ‘Autarquia do Ano’, na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais e subcategoria Reciclagem, graças ao projeto ‘Reciclagem no Centro de Portugal’.

- Publicidade -

Refira-se que o Município de Vila de Rei prosseguiu com a promoção de políticas ambientais, que consolidaram o concelho como líder na recolha seletiva de resíduos entre os municípios pertencentes à Valnor, tendo o concelho registado em 2020 um grande aumento na recolha de resíduos para reciclagem, mesmo em contexto de pandemia.

Segundo os dados da Valnor, cada vilarregense reciclou em média 25,97 Kg/hab./ano de vidro, 31,64 Kg/hab./ano de papel e cartão (mais 6,3 Kg/hab./ano do que em 2019) e 18,73 Kg/hab./ano de embalagens de plástico (mais 4,1 Kg/hab./ano do que em 2019).

- Publicidade -

Ao longo do ano de 2020, foram produzidas em Vila de Rei 941,1 toneladas de resíduos indiferenciados, mais 1% do que em 2019, o que representa 53,56% dos resíduos recolhidos. A fração dos recicláveis registou em 2020 o melhor ano de sempre, com o Município de Vila de Rei a valorizar 46,44% dos resíduos recolhidos.

Os quantitativos recolhidos em 2020 nos ecopontos foram 253,583 toneladas (105,092 t de papel/cartão, 62,21 t de embalagens plásticas/metálicas e 86,28 t de vidro). No seu conjunto este valor é superior em 11% ao valor atingido em 2019.

Os hábitos diários de reciclagem dos vilarregenses fizeram-se notar, tendo-se verificado um aumento de 21% na reciclagem dos resíduos de embalagem, em comparação com o período homólogo do ano anterior. A mesma situação se verifica na reciclagem do papel e cartão, com um aumento de 19 %. Já a reciclagem de vidro em 2020, registou um decréscimo de 7% em comparação com 2019, justificado pelo cancelamento de todas as atividades culturais, artísticas e desportivas, conforme as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde.

Em 2020 houve uma estreia, com o Município a encaminhar os resíduos verdes para valorização energética, com vista à produção de energia elétrica de fontes renováveis, promovendo um maior aproveitamento de biomassa florestal/resíduos verdes recolhidos no concelho e, simultaneamente, trabalhando para a redução de emissões de CO2 e diminuição do risco de incêndio.

Foram encaminhadas 355,9 toneladas de resíduos verdes, sendo que 298,48 toneladas de resíduos verdes tiveram como proveniência as operações de limpeza das faixas de gestão de combustíveis e 57,48 toneladas com origem do Centro de Receção e Transferência de Resíduos, local onde existe um contentor para a deposição dos resíduos verdes por parte da comunidade.

Valores positivos registaram-se também na recolha dos resíduos metálicos com um aumento de 49%, em comparação com 2019. A mesma situação também se verifica na recolha dos óleos alimentares usados, com um aumento de 37%, e nas pilhas usadas, com um incremento de 44% quando comparado com 2019.

A nível social, o Município apoia os Bombeiros Voluntários de Vila de Rei através do encaminhamento dos equipamentos elétricos e eletrónicos que são recolhidos no concelho, tendo sido entregues em 2020 um total de 1,4 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos.

Em termos de resíduos volumosos, vulgo monos ou monstros domésticos, registou-se em Vila de Rei, no ano passado, um aumento de 31% em comparação com 2019, justificado com o período do primeiro confinamento, altura que os munícipes aproveitaram o tempo em casa para fazerem limpezas, eliminando diversos objetos obsoletos.

De referir que Vila de Rei se destaca entre as dezenas de concelhos onde a Valnor opera enquanto empresa responsável pela triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos, compreendendo os concelhos de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã. Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.

Entre outras medidas tomadas, destaca-se a adesão de Vila de Rei à Plataforma ODSLOCAL – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o lançamento de um ebook com ‘Conselhos para um Natal mais sustentável’, a entrega de ecobags às Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho, o encaminhamento de resíduos verdes para a produção de energia elétrica, a adesão à campanha de Recolha de Tinteiros e Toners da AMI – Fundação Assistência Médica Internacional, a adesão ao programa Green Grease, a produção de uma campanha para a recolha de óleos alimentares usados, a reorganização de ecopontos para benefício de cidadãos com limitações visuais, o lançamento da campanha para a recolha de monos ou a incorporação e encaminhamento de resíduos de construção e demolição.

A implementação e os resultados destas políticas valeram ao Município de Vila de Rei distinção na edição de 2020/2021 do Prémio ‘Autarquia do Ano’, na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais e subcategoria Reciclagem, com o projeto ‘Reciclagem no Centro de Portugal.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome