A edição de 2019 do Concurso Literário “Padre João Maia”, este ano subordinado ao tema “Património Imaterial”, já encontrou os seus vencedores. A vitória foi atribuída a Sofia de Carvalho Francisco na categoria de prosa, e a Luís Lucas Francisco, na categoria de poesia. O vencedor de cada categoria é agraciado com o valor de 75€.
“Tendo por base os critérios de criatividade, qualidade literária, organização, coerência e coesão do texto e forma de abordagem sobre o tema, o júri decidiu atribuir a vitória ao trabalho “Património Imaterial, riqueza de um povo”, de Sofia de Carvalho Francisco, na categoria de prosa, e a Luís Lucas Francisco, na categoria de poesia, com o trabalho “Cultura Popular»“, pode ler-se em nota de imprensa do município.
A organização refere que foi ainda atribuída uma Menção Honrosa, na categoria de prosa, ao trabalho “Coisas Nossas”, de Francisco da Silva António.
Organizado pela Câmara Municipal de Vila de Rei de forma a celebrar o Dia Mundial do Livro, o Concurso literário tem como principais objetivos estimular a produção literária e promover, simultaneamente, o concelho de Vila de Rei.