Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei: Ciclo de Encontros Documentais na biblioteca municipal

O ciclo de “Encontros Documentais” está de volta a Vila de Rei e tem início na próxima quarta-feira, dia 27, na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires. A primeira sessão desta iniciativa de capacitação e debate organizada pela Rede de Bibliotecas de Vila de Rei, que este ano aborda os “Diálogos Intergeracionais”, é dedicada à temática do “Arquivo”. Em fevereiro e abril serão abordadas problemáticas relacionadas com os “Museus” e as “Bibliotecas”.

- Publicidade -

Os aficionados de arquivos, museus e bibliotecas voltam a ter a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos académicos e profissionais em mais uma edição do ciclo de “Encontros Documentais”, organizado pela Rede de Bibliotecas de Vila de Rei. Esta iniciativa anual é dinamizada pela Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, onde decorrerão as três sessões, o Arquivo Municipal e museus do concelho.

O ponto de partida para os três encontros deste ano são os novos desafios dos “Diálogos Intergeracionais”, que serão abordados na próxima quarta-feira no âmbito do arquivo, a 24 de fevereiro na ótica dos museus e a 6 de abril enquadrados nas bibliotecas. Os painéis de oradores incluem técnicos e especialistas desta área e as intervenções decorrem entre as 9h30 e as 17h00, sendo os períodos da manhã e da tarde fechados com debates.

- Publicidade -

A sessão desta quarta-feira aborda a salvaguarda e comunicação da informação com recurso aos meios digitais e começa com “A Torre do Tombo e a consulta de documentos online: pesquisas e reutilização da informação”, da responsabilidade de Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

Pedro Félix, antropólogo e investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) fala de seguida sobre “Processos de salvaguarda e patrimonialização” e Filomena Paixão, diretora do Centro de Documentação e Arquivo do Instituto Politécnico de Tomar, apresenta o trabalho desenvolvido pelo “Centro de Documentação da Sinagoga de Tomar”.

Os temas da tarde incluem “Memórias de Penacova: arquivo do património (i)material de Penacova” por Paula Silva, diretora do Centro Cultural daquele município e representante da BAD – Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, dando lugar a Ana Carvalho com a apresentação da “Plataforma Digital do Arquivo Municipal de Ourém”, onde desempenha a função de arquivista.

“Vidas e memórias de uma Comunidade” são o mote da comunicação de Graça Batista e São Moreira, ambas colaboradoras da Biblioteca Municipal José Baptista Martins, Vila Velha de Ródão e a última intervenção, em vídeo, está a cargo do jornalista Rui Lopes com a apresentação do projeto “Sartatografia”.

O prazo para as inscrições na primeira sessão já terminou, mas os interessados nas duas seguintes, a 24 de fevereiro e 6 de abril, poderão fazê-lo por email (arquivo@cm-viladerei.pt e biblioteca@cm-viladerei.pt) ou telefone (274 890 000).

encontros 2016
Cartaz

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome