Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei: Autarquia vai dar início a projeto piloto com lâmpadas LED na Fundada

A Câmara Municipal de Vila de Rei vai dar início a um projeto piloto na freguesia da Fundada ao nível da colocação de lâmpadas com tecnologia LED na iluminação pública. O objetivo é diminuir a fatura dos custos em iluminação.

- Publicidade -

O assunto esteve em debate durante a última reunião do Executivo Camarário, que se realizou esta terça-feira, dia 15, onde o presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, deu a conhecer o projeto de colocação de lâmpadas LED na iluminação pública.

“Este é um projeto piloto que vamos começar na freguesia da Fundada e espero que o Portugal 2020 nos venha ajudar com este projeto e vamos começar a ver se a diminuição com os custos de energia é aquela que nos dizem e se for vamos avançar o mais depressa possível para todo o concelho”, referiu o autarca durante a reunião de Câmara.

- Publicidade -

A iluminação pública representa atualmente um gasto de cerca de 300 mil euros anuais no orçamento da autarquia de Vila de Rei e por isto é intenção da Câmara avançar rapidamente com a colocação de lâmpadas LED na via pública com o objetivo de verificar se a redução do consumo de energia é significativa.

As aldeias da freguesia da Fundada vão ser as primeiras a beneficiar da iluminação pública com lâmpadas LED, por um período de cinco anos. Este projeto representa um investimento de cerca de 18 mil euros anuais (entre 2016 e 2020), sendo que Ricardo Aires espera uma comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 80 mil euros.

Caso os consumos da fatura energética sejam substancialmente menores com a instalação de luminárias LED é intenção da Câmara Municipal de Vila de Rei alargar a instalação destas lâmpadas energeticamente mais eficientes na iluminação pública de todo o concelho.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here