- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Vila de Rei assina protocolo e garante terceira Área Integrada de Gestão da Paisagem

Vila de Rei garantiu a terceira Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) no concelho através de um protocolo assinado no dia 22 de dezembro. Sobre a conquista desta nova AIGP, que pretende ser “um instrumento de intervenção integrada e estruturada em territórios de floresta com vulnerabilidades específicas”, Paulo César Luís, vice-presidente da autarquia Vilarregense, considera que é um passo importante mas que ainda há muito caminho pela frente.

- Publicidade -

Conforme referido em comunicado, o edil considera necessário “definir um método de governança para podermos, ao falar com os proprietários, motivá-los, mostrando dados concretos em como se vai concretizar no terreno, como é que cada um investe e tem retorno”, pelo que considera que “ainda há muito caminho pela frente” mas que este é o caminho certo.

Visando uma abordagem territorial integrada de forma a dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem, de forma a reduzir o risco de incêndio, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural, as AIGP decorrem do Programa de Transformação da Paisagem, constituindo-se como unidades territoriais com uma dimensão pequena, mas adequada para uma gestão florestal ativa, envolvendo os proprietários, associações e municípios.

- Publicidade -

Através da celebração de 23 novos protocolos e com a constituição das 70 AIGP, “são criadas condições para que, em 37 municípios inseridos em Territórios Vulneráveis, seja possível concretizar um modelo de gestão agrupada, da responsabilidade de uma entidade gestora, que poderá aceder a financiamento para as ações de investimento de transformação da paisagem, ações de manutenção e gestão ao longo do tempo, incluindo a remuneração dos serviços dos ecossistemas, no quadro da componente Florestas, integrada no Programa de Recuperação e Resiliência, através do Fundo Ambiental”, termina a nota de imprensa. 

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome