Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Vila de Rei | Assembleia Municipal aprova Plano concelhio para Segurança da Água

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou por unanimidade o Plano de Segurança da Água (PSA), um documento que pretende promover “a segurança do sistema de abastecimento de água para consumo através de uma avaliação e gestão de riscos, abrangendo todas as fases do sistema de abastecimento desde a captação da água até à sua distribuição ao consumidor”.

- Publicidade -

A autarquia explica que tal plano vem no seguimento da “preocupação com a melhoria contínua no serviço de abastecimento de água para consumo humano”, o que levou ao desenvolvimento do PSA mediante as metodologias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), “numa perspetiva de análise e prevenção de riscos em sistemas de abastecimento de água”.

De referir que o Plano de Segurança da Água para Consumo Humano, preconizado pela OMS, “assume-se como um documento que identifica e prioriza riscos plausíveis que se podem verificar no sistema de abastecimento, desde a sua origem de água bruta até à torneira do consumidor, estabelecendo medidas de controlo para os reduzir ou eliminar e estabelecer processos para verificar a eficiência da gestão dos sistemas de controlo e a qualidade da água produzida”, relembra a autarquia em nota de imprensa.

- Publicidade -

Entre os objetivos e benefícios da aplicação do PSA surgem a proteção da saúde pública garantindo água com elevada qualidade e segurança; aumento do nível da confiança e satisfação dos consumidores e da aceitabilidade do produto final; otimização dos procedimentos de manutenção das infraestruturas do sistema de abastecimento de água; assegurar a redundância do sistema, ao nível das alternativas existentes para minimizar o risco de falta de água em qualquer ponto do mesmo; redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos existentes, assim como uma melhoria contínua.

O autarca Ricardo Aires reconhece que este PSA vem reforçar o “objetivo estratégico de assegurar sistematicamente a segurança e a aceitabilidade do abastecimento de água para consumo humano” garantindo o binómio quantidade-qualidade.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome