O executivo camarário de Sardoal aprovou por unanimidade a criação de uma Universidade Sénior em Sardoal, tendo Miguel Borges, presidente da autarquia, referido que a mesma vai entrar em funcionamento já este mês de outubro.
Em declarações ao mediotejo.net, o autarca disse que a Universidade Senior vai ser coordenada pela Câmara Municipal, em articulação com a equipa do CLDS, e que as aulas vão ser dinamizadas por professores voluntários para o efeito, no edifício da biblioteca municipal e no Centro Cultural Gil Vicente.
Miguel Borges destacou a mais valia desta nova oferta para a comunidade mais idosa, tendo lembrado, no entanto, que a Câmara Municipal de Sardoal já desenvolve para a comunidade sénior, através dos seus Serviços de Saúde e Ação Social, o PAMPI – Programa de Apoio Municipal à Pessoa Idosa.
Com cerca de 4 mil habitantes, dos quais 50% são pessoas idosas, o concelho de Sardoal completa assim a rede de Universidades Seniores nos 21 municípios do distrito de Santarém.
A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.