Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação inaugura nova resposta social para os idosos

A Câmara de Mação conseguiu reunir as condições para disponibilizar uma Universidade Sénior (US) aos seus municípes, equipamento que vai começar a funcionar a 2 de novembro, com o objetivo de reforçar as respostas sociais à terceira idade e ajudar no combate ao isolamento e à exclusão social, disse o presidente da autarquia, Vasco Estrela.

- Publicidade -

A cerimónia pública de apresentação e lançamento da Universidade Sénior de Mação vai ter lugar na segunda-feira, 26 de outubro, às 15h, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, e contará com a presença de Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação (entidade promotora da Universidade Sénior de Mação), Tiago Leite, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, e Luís Jacob, Presidente da Direção da Rutis (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade).

Nesta ocasião serão apresentados os professores e as disciplinas, assim como os alunos inscritos, sendo que se procederá à assinatura do compromisso de voluntariado dos professores com o Banco Local de Voluntariado e à entrega de pastas aos alunos.

- Publicidade -

“Mais do que um projeto educativo e formativo, este é um projeto social que, para além do conhecimento, pretende combater a solidão e o isolamento, favorecer o convívio e a ocupação das pessoas mais velhas, sobretudo após a reforma”, disse ao mediotejo.net o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD).

A US de Mação vai funcionar na antiga escola secundária deste município do Médio Tejo, contando com o apoio de duas dezenas de professores voluntários que vão ministrar disciplinas como o inglês, português, informática, saúde e bem-estar, história local e regional, segurança e proteção, e ginástica, entre outras.

“O concelho de Mação tem um elevado número de população idosa, o que implica, necessariamente, que a autarquia tenha de ter uma particular atenção a esta realidade. Ao longo dos anos, temos lançado uma série de medidas de apoio e acompanhamento da população sénior e este nunca é um trabalho acabado. Há sempre algo a fazer, pelo que devemos inovar e consolidar as ofertas que temos”, destacou o autarca.

A realidade do concelho de Mação, com os seus mais de 400 Km2 e mais de 100 localidades onde habitam, em muitas delas, poucas dezenas de pessoas e de idade avançada, “faz com que estas medidas tenham ainda mais importância e sejam assim valorizadas por esta faixa da população”, realçou Vasco Estrela.

“Com esta resposta pretendemos incentivar os seniores, pessoas a partir dos 50 anos, a participarem na sociedade de modo ativo, por forma a envelhecerem ativamente e prevenir a dependência de terceiros”, destacou, tendo feito notar que a US “abre disponibilidade de aprendizagem a pessoas fora daquela idade a partir da qual chamamos idosas e que também sentem necessidade e vontade de aprender um pouco mais, em áreas específicas”.

As Universidades Seniores, apesar de ministrarem cursos e disciplinas, funcionam fora do sistema escolar dando primazia à divulgação e convívio cultural, num sistema de educação informal que não conduz à certificação.

Visam criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, em regime não formal, sem fins de certificação e num contexto de aprendizagem ao longo da vida.

A cerimónia de segunda-feira encerrará com um bolo comemorativo.  As aulas da Universidade Sénior de Mação terão início no dia 2 de novembro

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome