Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Uma oportunidade para a filosofia budista no Médio Tejo (c/video)

- Publicidade -

Helena Gameiro, 26 anos, dá aulas de Yoga Tibetano em Fátima, Torres Novas e Santarém. Natural de Alcanena, encontrou na filosofia budista uma forma de estar na vida. O mediotejo.net foi conhecer um ramo do yoga que procura um caminho para a cura da mente e do corpo.

O Lu Jong, ou Yoga Tibetano da cura, é uma prática com cerca de 8 mil anos que utiliza movimentos corporais suaves para alcançar a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. O yoga tibetano procura desbloquear o corpo através de variados exercícios que estimulam pontos específicos (estômago, intestinos, coração, etc), de forma a que o praticante consiga encontrar o equilíbrio e a saúde física e mental.

- Publicidade -

IMG_0889

Em tibetano, Lu significa “corpo” e Jong “transformação”. É acessível a pessoas de todas as idades e não impõe quaisquer conhecimentos prévios sobre a filosofia budista.

Foi em Ponte de Lima, num retiro, que Helena Gameiro encontrou esta vertente do yoga, bastante diferente do yoga indiano, o mais conhecido, que já havia praticado. “A partir daí houve qualquer coisa que mexeu dentro de mim e com o tempo acabei por me tornar primeiro praticante e depois professora”, narra.

Helena nunca esteve no Tibete, mas tem como um dos seus objetivos de vida empreender a viagem aos Himalaias para estar de perto com esta prática dos monges budistas. Até lá, dirige vários turmas entre Fátima, Torres Novas e Santarém onde transmite os vários exercícios físicos e de meditação do Lu Jong.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here