Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Um ano de notícias | Nota da direção

Um ano a navegar no Médio Tejo

- Publicidade -

- Publicidade -

E, de repente, aqui chegámos: um ano de mediotejo.net. Publicámos mais de 6.500 artigos, entre notícias, reportagens e entrevistas. Fomos aos locais mais recônditos, fizemos perguntas incómodas, cruzámos dados, confrontámos diferentes fontes, investigámos. Trabalhámos com um elevado nível de exigência, combinando a experiência e a credibilidade de uma equipa de jornalistas profissionais da região com a versatilidade de uma publicação digital, atualizada ao minuto. Marcámos o ritmo com notícias de última hora, disponibilizando ainda todos os resultados desportivos em várias modalidades e oferecendo a mais completa agenda cultural da região.

Apostámos na diferença e na inovação, combinando texto, fotografia, audio e vídeo, envolvendo a comunidade através das redes sociais e fidelizando também a sua relação connosco através de formatos inovadores, como os liveblogs e os eventos em livestream, a newsletter semanal ou os alertas de notícias de última hora, subscritos já por centenas de leitores fiéis.

- Publicidade -

Acompanhámos presencialmente todas as deliberações dos 13 concelhos do Médio Tejo (passámos já as 400 publicações na nossa seção “reuniões municipais em direto”). Começámos logo no dia 28 de setembro de 2015 com um desafio acrescido, tendo de cobrir quatro reuniões em simultâneo: Abrantes, Tomar, Ourém e Torres Novas. Nessa altura, os nossos jornalistas estrearam mesmo a cobertura de Reuniões e Assembleia Municipais nalguns concelhos, onde nunca havia estado presente um jornalista… Hoje, deixamos aqui também uma palavra de apreço a todos autarcas que, independentemente de fazerem parte do executivo ou da oposição, acolheram muito bem a nossa iniciativa e colaboraram sempre no sentido de nos prestar o apoio necessário ao desempenho do nosso trabalho.

Chegámos a mais de um milhão e meio de leitores. Sim, 1.500.000 pessoas. A nossa meta, ambiciosa à partida, era a de atingir um milhão no primeiro ano. Alcançámo-la aos 8 meses de vida. Os números dão-nos alento, sobretudo porque são suportados pelos muitos comentários, no nosso site mas também nas redes sociais, onde construímos já laços com uma comunidade muito dinâmica, envolvendo mais de 100 mil pessoas todas as semanas.

Acreditávamos que havia espaço para um jornal com estas características mas é muito bom constatar que não sonhámos alto demais. O mediotejo.net dirige-se, desde o início, a um público exigente que gosta de estar informado sobre o que se passa à sua volta. É o único jornal que publica diariamente informação dos 13 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, cobrindo de forma equitativa a atualidade local, nas áreas da Política, Economia, Sociedade, Desporto e Cultura.

O nosso site cresce todos os dias e agradamos ao grupo mais difícil de captar: os jovens (18-35 anos, 35%). Chegamos de forma muito expressiva ao grupo seguinte (35-54 anos, 45% e 55-64, 15%), e também temos leitores menos jovens (+65 anos, 5%). Somos lidos por homens e mulheres (51%-49%), no ecrã do computador (42%) ou do tablet (10%) mas, sobretudo, no telemóvel (48%). Além dos 250 mil habitantes desta região, estamos a chegar a milhares de leitores em Lisboa e também noutras cidades da Europa, África e América Latina, onde se concentram as maiores comunidades emigrantes.

Para celebrar este primeiro ano de vida editámos uma revista em papel, reunindo uma seleção dos milhares de artigos que publicámos, e que será distribuída gratuitamente em vários pontos da região.

mt_net_revista

Obrigado a si por nos ler e por dar sentido ao nosso trabalho. E um obrigado especial aos nossos anunciantes, que garantem a viabilidade financeira deste projeto, e que desde o início acreditaram que marcar presença no nosso jornal seria uma aposta ganha, com grande visibilidade e benefícios mútuos.

O mediotejo.net é um projeto de um grupo de jornalistas que, talvez de uma forma que muitos consideram utópica, acredita na possibilidade de prestar um serviço público à região. Nasceu com a ambição de ser um ponto de encontro para uma comunidade que ainda permanece afastada, apesar das proximidades culturais e geográficas, abrindo espaço para divulgar todas as histórias que merecem ser contadas – e que precisam de ser contadas. É esse trabalho que, com a sua confiança, nos comprometemos a continuar a fazer, todos os dias.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome