Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

VN Barquinha | ‘Mentes Brilhantes’ da Escola D. Maria II vencem Concurso Nacional de Turismo Militar (C/VIDEO)

O projeto BTeam, da Escola Secundária D. Maria II de Vila Nova da Barquinha, venceu o Concurso Nacional ‘Mentes Brilhantes para o Turismo Militar’ do ensino secundário de entre 100 instituições de ensino a concurso, foi hoje anunciado na Universidade de Aveiro, com uma proposta assente em dinâmicas culturais, gastronómicas, desportivas e de lazer.

- Publicidade -

- Publicidade -

O primeiro prémio conquistado pela equipa B-TEAM, [B (Barquinha) – Team (Turismo, Empreendedorismo, Almourol, Militar)], no valor de 2500 euros, foi resumido num trabalho vídeo de cerca de dois minutos desenvolvido em torno da cultura templária, desportos radicais e atividades de estratégia desenvolvidas nas três unidades militares instaladas em Vila Nova da Barquinha (Brigada Reação Rápida, Engenharia e Tropas Paraquedistas), com as propostas a centrarem-se na transposição de obstáculos, de camuflagem e defesa pessoal, escalada, canoagem, saltos em paraquedas, viagens em balão de ar quente e recriações históricas medievais no castelo de Almourol, entre outras.

A coordenadora da equipa vencedora da escola de Vila Nova da Barquinha destacou ainda a criação de um novo produto gastronómico, “o ‘Genica Cake’” -, feito à base de coco e café, e cujo invólucro é um camuflado das Forças Armadas.

- Publicidade -

 

“É um pequeno bolo que integra o pacote de ideias da equipa, e que dá toda a energia e genica necessária para a realização das atividades propostas”, disse Ana Santos.

A professora e coordenadora do projeto disse ainda que a B-TEAM é “uma empresa no âmbito do projeto empreendedorismo escolar” do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, que “procura promover a riqueza da região, nomeadamente o turismo militar”, tendo destacado a “explosão de alegria” no momento do anúncio do projeto vencedor.

Ana Santos, professora/coordenadora do projeto B-TEAM

“Houve muita dedicação e empenho de todos, professores e alunos, e investimos muito tempo em pesquisa histórica, na realização e nas filmagens de todas as atividades físicas e recriações medievais, pelo que o prémio é motivo de euforia, regozijo, e também de alento para continuar a fazer mais e melhor”, defendeu.

Congresso Internacional Turismo Militar

Estamos em direto do auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro na sessão de apresentação dos vencedores do ConcursoMentes Brilhantes… para o Turismo Militar

Publicado por Turismo Militar – Portugal em Terça-feira, 16 de Maio de 2017

O presidente da autarquia de Vila Nova da Barquinha, por sua vez, militar aposentado, disse que o prémio é de “grande mérito”, tendo referido que os alunos e professores deste projeto “vão ser recebidos oficialmente na Câmara Municipal” e que “o projeto e o vídeo vão ser apresentado publicamente a toda a população”, em data a calendarizar.

“Certo é que tenho registado, no nosso território, um aumento significativo de cidadãos atraídos para práticas voltadas para o contacto com heranças culturais e históricas militares, pelo que continuo a defender que devemos valorizar e abrir as unidades aos visitantes, sem prejuízo das questões operacionais”, afirmou Fernando Freire.

“Todas estas 3 unidades podem oferecer dias de grandes desafios e emoções, longe do stress das rotinas profissionais, o que constitui uma oportunidade única para as empresas motivarem os seus colaboradores. Também, através de desportos radicais e atividades de estratégia, é permitido aos turistas desenvolverem o espírito de equipa, a liderança, a gestão do tempo, valores fundamentais no mundo cada vez mais empreendedor, comercial e global”, defendeu o autarca.

Fernando Freire, presidente CM Vila Nova da Barquinha

“Fiz hoje questão de os acompanhar a Aveiro e foi com muito orgulho que participei com eles na cerimónia da entrega de prémios”,observou Fernando Freire, tendo assegurado que a autarquia “vai apoiar a produção e disseminação do ‘Genica Cake’, no âmbito do projeto global da B-TEAM.

O lançamento do concurso, promovido pelo Ministério da Defesa e pela Universidade de Aveiro, visava sinalizar o tema do Turismo Militar no itinerário da agenda pública e a missão atribuída aos estudantes do ensino secundário e superior para que apresentassem propostas criativas e inovadoras.

As estratégias “podiam passar por novas abordagens de gestão e de modelos económicos, mas também de novas formas de colocar o património militar ao serviço da comunidade, com recurso às tecnologias e a ações de ‘marketing’”, definia o regulamento do mesmo.

Os meios a empregar no “teatro de operações” foram à escolha dos concorrentes e podiam passar pela criação de aplicativos para telemóvel com roteiros de caminhadas por trilhos tipicamente de caráter militar, jogos ou encenações históricas que juntassem as comunidades e promovessem o património, criação de uma imagem de marca de um farol, um castelo, ou um evento histórico.

Fotos: Pérsio Basso

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome