Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Triatlo Cross: Octávio Vicente compete sábado no Campeonato da Europa

Octávio Vicente, triatleta de Tramagal, concelho de Abrantes, é um dos três portugueses que constituem a selecção portuguesa que irá participar no Campeonato da Europa de Triatlo Cross, que se disputa este sábado, 25 de junho, pelas 13 horas (hora portuguesa) na Suiça.

- Publicidade -

A prova que se disputa, em Valée de Joux, será composta por 1500 metros de natação (duas voltas a um circuito em lago de 750 metros cada volta), por 36 quilómetros em BTT (duas voltas a um circuito de 18 quilómetros com 400 metros de desnível acumulado) e por 10 quilómetros de corrida (duas voltas a um circuito de 5 quilómetros com 100 metros de desnível acumulado).

O grande objectivo da época para Octávio Vicente era mesmo a participação neste Campeonato da Europa, mas a prestação no X-Terra da Golegã, abaixo do que esperava – foi o 5º melhor português, deixou-o pouco esperançado no parecer positivo por parte do Selecionador Nacional de Triatlo, Bruno Salvador, pelo que começou a treinar para a longa distância. O certo é que há duas semanas a boa notícia chegou e o objectivo vai mesmo cumprir-se. Como os métodos de treino para a longa distância não são muito diferentes, a preparação já estava em andamento.

- Publicidade -

Octávio
Octávio Vicente no X-Terra da Golegã

O triatleta tramagalense, ainda não teve contacto com os percursos onde vai competir, mas sabe que o que vai encontrar será certamente muito duro. “Vamos amanhã para a Suiça e só na quinta-feira é que vou conseguir ver os percursos, mas atendendo aos acumulados deve ser muito duro. Só para se ter uma noção, o percurso de corrida é feito em trail e em determinadas zonas a organização coloca umas cordas para nos auxiliar a subir e a descer. Vou entrar no extremo no triatlo, daí a malta do triatlo, dito normal, raramente entrar neste tipo de provas. A nível técnico é muito exigente, mais que o X-Terra da Golegã”.

Sobre o que poderá a sua prestação, Octávio Vicente adianta, “espero ter um dia muito bom na água, continua a ser onde não sou tão forte, mas se tiver um dia bom tiro logo dois, três minutos, o que me fará não ter que andar a correr atrás do prejuízo nos outros sectores”.

Octávio 2
No segmento de BTT, Octávio Vicente diz estar num ótimo momento

Octávio Vicente parte moralizado pelos resultados obtidos nas ultimas provas e pelos indicadores dos treinos. “Na água o registo é quase sempre o mesmo, agora a correr e a pedalar acho que nunca estive tão bem, pelo menos a julgar pelas ultimas provas e treinos, estou muito bem. Comparativamente às provas internacionais onde já estive estou mais confiante, os indicadores de provas e treinos dizem que na natação estou melhor e que nos outros segmentos nunca estive tão bem como agora, falta aplicar no terreno, veremos se dá para fazer um bom resultado”.

Quanto às prestações internacionais de Octávio Vicente relembramos que em 2012, ainda como amador, no Campeonato do Mundo X-Terra no Hawaii, ficou na 13ª posição no escalão 25-29 anos. Já nas Elitres, em 2014, no Campeonato do Mundo de Triatlo Cross em Zittau, na Alemanha, ficou na 55ª posição e mais recentemente, no ano passado, no Campeonato da Europa de Duatlo Cross em Castro Urdiales, em Espanha, fez o 21º registo.

Partida no Mundial
Partida do Mundial da Alemanha, Octávio Vicente (terceiro da direita) entre o “tubarões” do Triatlo mundial

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome