Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Vila metalúrgica vai cumprir tradição e comemorar o dia 1 de maio (c/áudio)

Apesar da pandemia, a Vila de Tramagal não vai deixar de assinalar o Dia do Trabalhador, apesar de forma restrita e contida, como medida preventiva à propagação da covid-19.  O dia 1 de maio é uma data que se confunde com a própria história do Tramagal, sendo uma data que se comemora desde 1901 nesta vila, então pela MDF e pelos seus trabalhadores, e que marca também o aniversário do TSU, clube que comemora 99 anos em atividade, e o Agrupamento nº 273 de Escuteiros, que assinala 53 anos sobre a sua fundação.

- Publicidade -

Nesse sentido, o Dia 1 de Maio começa a ser assinalado às 9:30, com o hastear da bandeira do TSU no campo de jogos Comendador Eduardo Duarte Ferreira, seguindo-se o hastear da bandeira na sede dos escuteiros, cerca das 10:15. As cerimónias prosseguem com a tradicional deposição de uma coroa de flores junto ao busto do Comendador Eduardo Duarte Ferreira, no Miradouro da Penha, às 11:00, em cerimónia que vai contar com um breve apontamento musical e que será presidida pelos presidentes de Junta de Freguesia de Tramagal e da Câmara Municipal de Abrantes, com uma breve alocução sobre a data.

ÁUDIO: VITOR HUGO CARDOSO, PRESIDENTE JF TRAMAGAL:

- Publicidade -

 

Além destas homenagens ao TSU, aos escuteiros e ao fundador da Metalúrgica Duarte Ferreira, o Museu da MDF estará aberto ao público durante a manhã, assinalando o seu 4º aniversário, e o dia contará ainda com iniciativas que vão transmitidas nas redes sociais do município.

Neste 1º de Maio e para assinalar o 4º aniversário do Museu MDF, a Câmara Municipal irá dar destaque, nas plataformas digitais do Município, a 3 elementos inéditos do acervo do Museu, ou seja, serão divulgadas imagens/fotos de espólio em reserva, nomeadamente três fotos.

Uma foto de uma das taças alusivas ao torneio intersecções. No acervo em reserva no Museu MDF existem várias taças alusivas a esses torneios, da qual se destaca a atribuída aos vencedores de 1958 a 1960.

Outra é uma foto de Desenho do Projeto de máquina de gaseificar vinhos espumosos, datado de 10/02/1944, onde é possível observar a técnica e o rigor de pormenor do desenho feito à mão, a par de uma fotografia original da dita máquina do catálogo de produtos da MDF.

Outro dos destaques a publicar diz respeito a fotos de debulhadora (máquina que poderá ser apreciada quando avançar a 2ª fase do Museu MDF). O acervo do Museu MDF conta com algumas centenas de fotografias, umas pertencentes ao catálogo e ao registo fotográfico da empresa, outras, entretanto doadas.

Além das publicações online, o Museu MDF estará aberto ao público, da parte da manhã (9:00 -12:30 e mediante as regras sanitárias impostas), sendo este o único feriado em que o Museu abre ao público.

O dia 1 de maio é assinalado na vila metalúrgica desde 1901 e desde então só por duas vezes não se realizou em Tramagal. Uma devido a um acidente na fábrica da MDF, que vitimou alguns trabalhadores (em 1956), e outra no ano da morte do general Carmona (em 1951), estava o país de luto nacional.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome