Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tramagal | Universidade sénior assinala regresso 18 meses depois da pandemia (c/ÁUDIO)

A Universidade da Terceira Idade de Tramagal (UTIT) assinalou no sábado, dia 02 de outubro, a abertura solene do ano letivo 2021-2022, momento que marca o regresso ao ativo da UTIT, 18 meses após a interrupção das aulas devido à pandemia. A sessão decorreu nas instalações da sede da ARTRAM – Associação de Reformados de Tramagal, e contou com a presença de alunos, professores, populares, dirigentes e autarcas.

- Publicidade -

A sessão solene que assinala o regresso da atividade na Universidade da Terceira Idade de Tramagal (UTIT), cujo início está previsto para o dia 16 de outubro, foi pautada por alguns discursos emotivos, não só pelo regresso de uma atividade importante para a comunidade sénior de Tramagal, depois de um ano e meio de portas fechadas, como vincou o vereador Luís Dias, da Câmara de Abrantes, mas também por algumas intervenções de despedida de funções, casos da atual coordenadora da UTIT, Berta Elias, e de Vítor Hugo Cardoso, presente na sessão ainda na qualidade de presidente de junta de freguesia e que cessa funções na sexta-feira, dia 8 de outubro, 12 anos após ter sido eleito.

A Universidade sénior de Tramagal assinalou o regresso das aulas 18 meses depois de interrupção forçada devido à pandemia. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Em declarações ao mediotejo.net Manuel Pio, presidente da direção da ARTRAM, falou da importância do regresso da atividade para a comunidade de Tramagal, deu conta das atividades previstas até final do ano e anunciou eleições para breve na ARTRAM, dando sinais de que irá continuar a estar disponível para continuar a trabalhar na associação.

Manuel Pio, presidente da Artram, e Berta Elias, coordenadora da UTIT. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | MANUEL PIO, PRESIDENTE DA ARTRAM:

Presente na sessão, depois das apresentações por parte do presidente da Assembeia Geral da ARTRAM, Manuel Neves Jorge, o vereador com o pelouro da Juventude e Associativismo da Câmara de Abrantes, Luís Correia Dias, usou da palavra e destacou a importância do momento e da dinâmica associativa em Tramagal.

Luís Correia Dias, vereador CM Abrantes. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | LUIS DIAS, VEREADOR CM ABRANTES:

Vítor Hugo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, usou da palavra naquele que terá sido o seu ultimo ato público no exercício das atuais funções, tendo agradecido à ARTRAM o apoio dado ao longo dos últimos 12 anos.

Vítor Hugo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Tramagal. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | VITOR HUGO CARDOSO, PRESIDENTE JF TRAMAGAL:

A UTIT vai contar neste início de ano letivo com coordenação de Berta Elias, 79 anos, tendo a responsável referido que as aulas vão decorrer de segunda-feira a sexta-feira, com aulas das 14:00 às 18:00, com destaque para as disciplinas de Informática, Saúde, Língua Portuguesa, Português para estrangeiros, Inglês, Educação Física, Costura, Artes Decorativas, Pintura de Tecidos, Fotografia, e ainda de cavaquinhos e cantos populares.

Berta Elias vai começar o ano letivo como coordenadora da UTIT mas é um cargo que vai deixar em breve, anunciou, tendo feito alguns agradecimentos e incentivado a população à participação nas atividades da ARTRAM/UTIT.

Berta Elias (ao centro) é a atual coordenadora da UTIT. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | BERTA ELIAS, COORDENADORA DA UTIT:

A Associação de Reformados da Freguesia de Tramagal (ARTRAM), abriu no dia 27 de setembro as inscrições para o ano letivo 2021-2022 e para a retoma das aulas presenciais, tendo até sábado, dia 03 de outubro, cerca de 35 pessoas inscritas.

As inscrições efetuam-se nas instalações da associação, entre as 15:00 e as 17:00, e a ARTRAM assegura transporte gratuito a quem tiver necessidade de apoio nas deslocações para as aulas e daí para o seu domicílio. Para solicitar o transporte deve contactar a ARTRAM pelos telefones: 241897454; 969858454; 961327584.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome